Não há produtos em seu carrinho.

Maccabeo

Maccabeo, ou Viura como também é conhecida em Rioja, é uma uva branca utilizada em inúmeras regiões vinícolas da Espanha e em algumas da França. Trata-se de uma variedade bastante versátil, que dá origem a vinhos espumantes, doces e secos.

Os vinhos Maccabeo podem ser frescos e com aromas florais, quando as uvas são colhidas precocemente e o exemplar é envelhecido em barris de aço inoxidável. Enquanto os vinhos envelhecidos em carvalho e elaborados com uvas de colheita tarda adquirem características de nozes e mel.

A Espanha é, sem dúvidas, o lar da uva Maccabeo, em especial, as regiões do norte do país. A variedade é uma das principais uvas utilizadas na elaboração dos vinhos brancos de Rioja, bem como nos vinhos da Catalunha, onde participa da composição dos tradicionais espumantes Cava, ao lado das cepas Xarel-lo e Parellada.

No sul da costa do Mediterrâneo, a Maccabeo é encontrada com facilidade em diversas áreas, entre eles Yecla, Valencia e Jumilla. Já em território francês, a variedade é cultivada quase que, exclusivamente, em locais do sul de Languedoc-Roussillon.

Na França, a uva Maccabeo é utilizada na elaboração de vinhos brancos doces, como o Banyuls e o Maury, além de dar origem também a excelentes vinhos brancos secos.

Trata-se de uma casta não muito aromática, mas neutra, tornando-a uma boa candidata para a produção de blends. Quando colhida antecipadamente, o vinho varietal Maccabeo apresenta sabores cítricos e notável acidez, já quando as uvas são colhidas mais tarde, os vinhos adquirem, geralmente, sabores de carvalho.

Encontram-se excelentes vinhos varietais produzidos a partir da Maccabeo na Espanha, no entanto, a casta é comumente utilizada com outras variedades locais, como as uvas Xarel-lo e Parellada na região da Catalunha e as cepas Garnacha Blanca e Malvasia em Rioja, onde é tradicionalmente chamada de Viura.

Nenhum resultado encontrado.