Não há produtos em seu carrinho.

Lagrein

A uva Lagrein é uma variedade tinta bastante antiga encontrada, principalmente, nas áreas ensolaradas da região de Trentino-Alto Adige – nordeste da Itália. Os vinhos elaborados a partir da Lagrein são fortes, encorpados e com sabores de frutas pretas, bem como coloração profunda.

A Lagrein apresenta características típicas italianas, tais como excelente frescor, estrutura ácida e um acabamento ligeiramente adstringente, responsáveis por harmonizar melhor os vinhos que dá origem com alimentos mais pesados.

Nativa da região de Trentino, a variedade foi cultivada nesta área durante muito tempo e é mencionada pela primeira vez em documentos que datam do século XVI. Contudo, existem outras teorias a respeito da origem da uva Lagrein, afirmando que se trata de uma variedade grega, dando origem aos vinhos produzidos ao redor da cidade de Lagaria.

Na maioria das vezes, a uva Lagrein é utilizada na elaboração de vinhos varietais, sob as denominações de origem Trentino e Alto Adige. As encostas onde as vinhas são cultivadas recebem alta incidência solar contribuindo para que as uvas amadureçam da melhor maneira. Além disso, a Lagrein é permitida na composição de inúmeros vinhos produzidos em Trentino-Alto Adige, principalmente, ao lado das uvas Schiava, Teroldego, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Apesar das regiões do noroeste da Itália serem o lar da uva Lagrein, existem algumas plantações da variedade espalhadas no Novo Mundo. Na Austrália, país no qual são cultivadas inúmeras uvas europeias, a Lagrein é cultivada em regiões mais frias, como em Victoria’s Macedon Ranges e Adelaide Hills. Além disso, há bons vinhos Lagrein sendo produzidos na Califórnia.

As vinhas da Lagrein são de difícil cultivo, em particular, pelos seus baixos e irregulares rendimentos. Além disso, quando não cultivadas corretamente, as uvas adquirem caráter extremamente tânico, no entanto, graças a modernização das técnicas, quando os vinhos são envelhecidos em barris de carvalho seus taninos mais adstringentes são reduzidos consideravelmente.