Não há produtos em seu carrinho.

Kotsifali

A uva tinta Kotsifali é amplamente cultivada nas ilhas gregas de Rhodes e Creta. Os vinhos varietais elaborados a partir da Kotsifali tendem a ser exemplares com corpo médio e com altos níveis de álcool, no entanto, com pouca de estrutura e cor. Em vista disso, a variedade é comumente misturada com a uva Mandilaria, dando origem aos tradicionais vinhos tintos de Creta.

O nível naturalmente elevado de açúcar encontrado nas uvas Kotsifali possibilita a elaboração de vinhos com altos níveis de álcool. Isto é, o teor alcoólico das uvas aumenta quando as frutas são colhidas no final da temporada, quando os açúcares estão mais desenvolvidos.

A uva Kotsifali é, normalmente, colhida no final do mês de agosto, embora a data da colheita exata varia de acordo com as características de cada vinha. Apenas algumas poucas regiões demarcadas do país – quase todas que estão em Creta – dão origem a bons vinhos varietais a partir da Kotsifali.

A Kotsifali exibe aromas delicados de especiarias e frutas vermelhas – um dos principais segredos por trás dos clássicos vinhos tintos de Creta, especialmente, das denominações de origem de Arhanes e Peza.

Os benefícios e características da uva Kotsifali são aproveitados da melhor maneira quando elaborado em conjunto com a casta Mandilaria. Enquanto a Kotsifali apresenta uma notável falta de antocianinas – compostos que dão cor aos vinhos – a Mandilaria exibe altos níveis de tanino e antocianinas que, quando misturadas, dão origem a vinhos muito bons.

Nenhum resultado encontrado.