Não há produtos em seu carrinho.

Inzolia

Inzolia, uva branca nativa da Itália, é uma variedade cultivada tanto na Toscana quanto na Sicília. Apesar de ser conhecida tradicionalmente como uma uva utilizada na mistura dos vinhos fortificados de Marsala. Trata-se de vinhos brancos frescos e extremamente aromáticos, bem como brancos secos que tendem a apresentar características cítricas e notas de ervas.

Atualmente, a uva Inzolia é cultivada em todas as áreas vinícolas da Sicília, em especial, em Agrigento e Palermo. Nessas regiões, a variedade é permitida como um componente de mistura em inúmeras denominações de origem da ilha.

Devido a Inzolia apresentar tendência para perder sua acidez no final da temporada, a variedade tem sido um componente importante na mistura dos tradicionais vinhos Marsala. Contudo, graças a novos métodos de vinificação, a qualidade destes exemplares apenas aumentou.

Na região da Toscana, a uva Inzolia é conhecida como Ansonia, além de ser amplamente cultivada no litoral de Maremma, a 16 quilômetros de uma pequena ilha conhecida como Giglio. Os vinhos Inzolia “competem” com os elaborados a partir da uva Vermentino no quesito popularidade, onde, muitas vezes, os produtores utilizam as duas castas e dão origem a vinhos brancos secos e de bom caráter.

Alguns produtores da região a fim de elaborar vinhos mais complexos e interessados, têm utilizado novas técnicas de vinificação, como por exemplo a fermentação das uvas com a pele para extrair um sabor extra, visto que a uva Inzolia apresenta níveis elevados de taninos para um vinho branco.

Um dos produtores mais renomados da Sicília é Principi di Spadafora, responsável pela elaboração de vinhos tintos modernos, cheios de estilo, sabor e personalidade. Um dos principais vinhos do produtor é o branco seco Don Pietro Bianco, elaborado com as uvas nativas Inzolia, Grillo e Catarratto. Trata-se de um exemplar saboroso e vinificado em cubas de aço inoxidável e maturado durante seis meses em carvalho.