Não há produtos em seu carrinho.

Grillo

A Grillo é uma variedade de uva branca nativa da Sicília, conhecida tradicionalmente por participar da elaboração dos vinhos fortificados na ilha de Marsala. Trata-se de uma variedade amplamente cultivada na sua região de origem, utilizada principalmente na produção de bons vinhos brancos – tanto varietais quanto blends.

A uva Grillo, quando vinificada com um alto padrão – conseguido apenas por bons produtores –, dá origem a um vinho branco leve e fresco, com sabores de noz e frutas, bem como aromas que incluem maçã e limão.

Existem alguns debates em relação às origens da uva Grillo. Sua primeira menção ocorreu em meados do século XIX, e alguns especialistas acreditam que a variedade é nativa da região da Sicília com descendência das uvas Catarratto e Muscat of Alexandria. Outra hipótese é de que a casta Grillo tenha sido trazida da Itália, mais especificamente, da região da Puglia.

Trata-se de uma variedade adequada para o clima quente e seco da Sicília, graças aos seus altos níveis de açúcar e facilidade para oxida-lo, tornando-se uma excelente casta para dar origem a vinhos fortificados. No entanto, na região siciliana existe outra importante uva branca, a Catarratto, com vinhas de alto rendimento que se tornou a principal opção na produção dos vinhos Marsala, ocasionando o declínio nas plantações da uva Grillo no século XX.

No entanto, com o decorrer do tempo, o foco mudou de quantidade para qualidade e os produtores da Sicília voltaram a cultivar a uva Grillo, utilizando técnicas de vinicultura moderna, a fim de extrair ao máximo todas as qualidades da variedade.

Nos dias de hoje, bons produtores conseguem controlar as principais características da Grillo, dando origem a vinhos com agradáveis e frutados aromas, em um estilo que agrada a diferentes paladares, recebendo altas notas e excelentes críticas.