Não há produtos em seu carrinho.

Greco

A uva Greco é uma das castas mais festejadas de toda a Itália desde o tempo de Aristóteles. Conhecida também como Greco Bianco, a variedade tem origem na Grécia, porém, é amplamente cultivada em todo o território italiano, bem como uma ínfima quantidade é encontrada em Langhorne Creek, na Austrália.

Marcada pela excelente acidez, a uva Greco Bianco tem um sabor limpo e fresco, e indica-se que seus vinhos sejam consumidos enquanto ainda são jovens. Tais exemplares tendem a oxidar na garrafa gradativamente e rápido, dentro de apenas alguns anos.

A maior parte dos vinhos elaborados a partir da Greco Bianco não são elaborados na sua terra natal, a Grécia, mas sim na Calabria e em Campania. A casta é mais significativa, tanto em termos de qualidade quanto em quantidade, em torno da cidade de Campania, onde dá origem ao vinho branco seco Greco di Tufo. Mais ao sul, na ponta da península italiana, a Greco Bianco é o lar de um vinho no estilo passito conhecido como Greco di Bianco.

A uva Greco também é utilizada na produção de outros vinhos de corte ao sul da Itália. Os vinhos simples da ilha de Capri são, predominantemente, elaborados a partir da Greco ao lado da uva Falanghina, enquanto na Puglia, os vinhos Gravina Bianco são baseados em de 50% da Greco Bianco e o restante é completado com as uvas Chardonnay, Verdeca, Malvasia Bianca e Fiano.

Por conta da sua longa história – pelo menos 2.000 anos –, acredita-se que a uva Greco pode ter mudado várias vezes, o que torna difícil identificar sua linhagem. Recentes pesquisas afirmaram que o DNA da Greco é geneticamente idêntico ao da Asprinio, utilizada principalmente na denominação de origem Aversa Asprinio, em Campania, dando origem a vinhos tranquilos e espumantes.

Além da Greco Bianco, existe uma variante tinta: a casta Greco Nero. Nos dias de hoje, a Greco Nero é encontrada, predominantemente, na Calabria, onde é mais cultivada do que a variedade branca. No entanto, é raro encontrar um vinho varietal Greco Nero. A variedade utilizada com maior frequência ao lado da uva Gaglioppo nos vinhos da denominação de origem Calabria.