Não há produtos em seu carrinho.

Grechetto

A uva Grechetto Bianco, ou apenas Grechetto, é uma variedade branca cultivada na Itália, nas regiões centrais, no Lazio e na Toscana, bem como na Umbria, onde é utilizada na produção de vinhos em Orvieto DOC.

Acredita-se que a uva Grechetto tenha origem na Grécia, entretanto, por ser amplamente cultivada na Itália, nos dias de hoje, sua origem está ligada também com a região da Umbria. Desde o século XX, a reputação desta variedade aumentou significativamente, sendo considerada uma das melhores uvas brancas da região.

O interesse por parte dos produtores da Itália cresceu notavelmente em 1997, quando foi criada a denominação de origem Assis, permitindo a elaboração de vinhos varietais com a Grechetto. Quando misturada, as principais cepas que participam do blend são as uvas Trebbiano, Malvasia e Verdello.

Suas vinhas apresentam baixos rendimentos e seus frutos têm sido tradicionalmente utilizados para compor, em menor quantidade, os vinhos Orvieto. A tendência é utilizar a uva Grechetto Bianco nas proporções máximas permitidas, melhorando a qualidade aromática dos exemplares.

A pele grossa da uva contribui para que a mesma apresente boa resistência contra doenças encontradas em vinhedos, bem como para colheitas tardias. Os vinhos Grechetto afetados pelo fungo Botrytis cinerea, ou podridão nobre, exibem sabores de noz e são rotulados como Abboccato.

Além da Grechetto Bianco, existe também a Grechetto Rosso, variedade tinta bastante utilizada no Lazio. Trata-se de uma variedade cultivada nas colinas etruscas que circundam o Lago Bolsena, cerca de 80 quilômetros ao norte de Roma.

Essas colinas são o lar de várias denominações no norte do Lazio, incluindo a região mais antiga e famosa: Est! Husa!! Husa!!! di Montefiascone. Nessa região a Grechetto Rosso não é apenas um ingrediente permitido na legislação da denominação origem, mas sim, possui um próprio vinho varietal, o Colli Etruschi Viterbesi Grechetto.