Não há produtos em seu carrinho.

Gouveio

A Gouveio é uma uva branca cultivada em diversas regiões de Portugal, especialmente no Vale do Douro e no Alentejo. Trata-se de uma variedade utilizada na elaboração de vinhos brancos secos, na maioria das vezes como um componente de mistura, e nos vinhos brancos do Porto.

Essa variedade era confundida ao longo dos anos com a casta portuguesa Verdelho. No entanto, após estudos foi descoberto que a uva Gouveio é uma variedade com suas próprias características peculiares, dando origem a vinhos com excelente qualidade.

Os vinhos elaborados a partir da uva Gouveio apresentam bom frescor, muito corpo e notáveis níveis de acidez, bem como aromas picantes e cítricos, especialmente de limão fresco, quando o vinho é produzido em regiões com temperaturas frias. Tais exemplares também possuem excelente capacidade de envelhecimento, podendo envelhecer por muito tempo.

As vinhas da Gouveio dão origem a bons rendimentos e o período de maturação dos frutos é precoce. Seus cachos, de tamanho médio, possuem uvas pequenas de coloração verde-amarelo. Trata-se de vinhas sensíveis a doenças encontradas comumente em vinhedos, como o oídio, por exemplo.

As uvas Gouveio atingem seu ápice qualitativo em regiões com climas quentes e secos, onde suas vinhas são cultivadas em áreas bem arejadas, um dos motivos em que explica porque a variedade é encontrada, principalmente, em regiões mais continentais, no interior de Portugal.

O Niepoort Dry White, do produtor Niepoort, é uma ótima opção para acompanhar sobremesas ou servir como aperitivo. Com um palato levemente doce e interessantes notas oxidativas, este exemplar combina os tradicionais aromas de nozes com notas frutadas, em um conjunto bem equilibrado e atrativo.

Este vinho do Porto é elaborado em um corte das uvas Côdega, Rabigato, Viosinho, Arinto, Gouveio e outras, todas cultivadas em vinhedos situados em Covelinhas e Pombal, em vinhas com mais de 60 anos de idade. O Niepoort Dry White harmoniza-se bem com sobremesas que contenham nozes e amêndoas, além de foie gras.