Não há produtos em seu carrinho.

Gewürztraminer

Gewürztraminer é uma uva tinta que dá origem a alguns dos vinhos mais aromáticos do mundo, com um estilo bastante intenso e que polariza alguns críticos, especialistas e amantes da bebida. Os vinhos Gewürztraminer apresentam aromas extremamente perfumados e sabores ligeiramente picantes, com baixos níveis de acidez e tons frutados.

O nome dessa variedade quando traduzido significa “Traminer Aromática”, em referência ao patrimônio herdado pela mutação da família de uvas Traminer. Até o ano de 1870, a Gewürztraminer era conhecida apenas como Traminer na Alsácia e, mesmo em 1970, tanto seu verdadeiro nome quanto Traminer era utilizado para designar a mesma uva.

Os melhores vinhos Gewürztraminer são, geralmente, produzidos a partir de vinhedos Grand Cru da região francesa da Alsácia. 

A uva Gewürztraminer chegou a Alsácia por meio da região de Pfalz, na Alemanha. Em território francês a variedade se adaptou muito bem aos solos ricos em argila, dando origem a vinhos bem encorpados. A riqueza dos solos, o clima seco e a colheita tardia, garantem que os vinhos Gewürztraminer produzidos na Alsácia alcancem o ápice qualitativo.

Essa variedade amadurece rapidamente, necessitando que seja cultivada em regiões com climas frios, visto que, quando há o excesso de calor no vinhedo, os vinhos originados possuem menos corpo e menor estrutura.

Além de excelentes vinhos produzidos a partir da uva Gewürztraminer na Alsácia, é possível encontrar também bons exemplares no norte da Itália, em Washington, Oregon, na Alemanha e na Nova Zelândia.

Até mesmo as versões mais secas dos vinhos Gewürztraminer, com baixo nível de açúcar residual, tendem a expressar uma sensação de doçura no paladar, principalmente, pelo forte impacto aromático. Os vinhos doces são elaborados com uvas de colheita tardia, que podem estar atingidas pelo fungo Botrytis cinerea ou congeladas no vinhedo.