Não há produtos em seu carrinho.

Encruzado

A uva branca Encruzado, uma das melhores variedades brancas de Portugal, é cultivada, principalmente, nas colinas com solos de granito do centro de Dão. Os vinhos elaborados a partir da Encruzado apresentam corpo rico e aroma de limão, bem como de ervas e, muitas vezes, florais. Quando bem produzidos, tais exemplares podem envelhecer durante anos.

A variedade apresenta um bom desempenho nas vinhas, com brotação relativamente adiantada que dá origem a uvas com bons níveis de açúcares e acidez. Na região portuguesa do Dão, as vinhas são cultivadas em elevadas altitudes e solos graníticos, proporcionando um perfeito terroir para as uvas, visto que a variação da temperatura diurna ajuda a retardar sua maturação.

Em regiões mais quentes e mais próximas da costa, a uva Encruzado luta para atingir e manter bons níveis de acidez, podendo dar origem a vinhos que carecem de estrutura e bom corpo. O envelhecimento em barris de carvalho, em particular, ajuda a domar algumas notas mais adstringentes da Encruzado, adicionando maior suavidade, aroma de noz e sabores tostados nos vinhos.

Além disso, essa variedade também necessita de alguns cuidados na adega, uma vez que apresenta fácil tendência a oxidação, quando não tratada da maneira correta. Contudo, os vinhos elaborados a partir da uva Encruzado respondem bem quando em contato com borras e maturação em barril – adicionando complexidade aos exemplares.

A região vinícola do Dão, como a maioria do território português, é bastante famosa pela elaboração dos vinhos tintos produzidos a partir das uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Baga. No entanto, os vinhos brancos produzidos a partir da casta Encruzado estão conquistando cada vez mais seu espaço no mercado internacional.

Nos dias de hoje, existem poucos cultivos da Encruzado fora de Portugal, no entanto, cada dia mais a variedade vem ganhando impulso, conquistando a atenção de críticos, especialistas e amantes do mundo do vinho.