Não há produtos em seu carrinho.

Cortese

A Cortese, variedade de uva branca, é conhecida tradicionalmente por participar da composição dos vinhos Gavi, denominação localizada ao sul do Piemonte. Além disso, a uva Cortese apresenta elevados níveis de acidez e alta capacidade de manter o frescor, mesmo quando cultivada em ambientes mais quentes.

Essa variedade é plantada na região de Piemonte há anos, mencionada em documentos que datam do início do século XVII. A Cortese é considerada uma das melhores uvas brancas da região italiana e citada, muitas vezes, como precursora do vinho branco na Itália.

Apesar da melhor expressão da uva Cortese acontecer nos vinhos Gavi, a variedade é utilizada também na elaboração de bons varietais em outras áreas do Piemonte, em especial, em Colli Tortonesi e Cortese dell’Alto Monteferrato. Nessas regiões, a Cortese é utilizada ao lado das uvas Trebbiano, Garganega e Bianco di Custoza.

As vinhas da Cortese necessitam de alguns cuidados especiais para garantir o sucesso. Apesar de ser uma videira extremamente produtiva, se seus rendimentos não forem devidamente controlados, os vinhos podem apresentar baixa qualidade, bem como aromas e sabores fracos.

A maturação das uvas Cortese também é um fator importante durante seu crescimento, visto que a variedade se adapta com maior facilidade em áreas com temperaturas mais elevadas, como em Gavi, por exemplo. Nas demais regiões de Piemonte a casta pode apresentar dificuldades durante a maturação. Quando isso ocorre a Cortese é utilizada, na maior parte das vezes, como componente de blends fora de sua cidade natal.

Alguns produtores utilizam ainda a fermentação malolática, a fim de abrandar a elevada acidez que a uva Cortese apresenta, dando origem, assim, a vinhos mais frescos e secos. Contudo, os elevados níveis de acidez são úteis para alguns produtores, já que muitas vezes a variedade é utilizada na composição de bons vinhos espumantes.

Entre alguns dos mais tradicionais produtores da Itália, podemos citar a Contratto – considerado por muitos, um dos maiores nomes para espumantes de todo o país, com uma tradição presente desde o final do século XIX. O Vermouth Contratto Rosso, elaborado 100% com a uva Cortese, possui coloração mais escura devido a adição de caramelo, para equilibrar o amargo dos temperos. Além disso, o Vermouth é um vinho fortificado com aguardente de uva, atingindo um teor alcoólico de até 17%.