Não há produtos em seu carrinho.

Clairette

A uva branca Clairette é uma variedade cultivada em todo o sul da França. Trata-se de uma casta famosa nos séculos XVIII e XIX, mas que, no entanto, foi perdendo sua popularidade por variedades de maiores rendimentos.

Contudo, ainda existem pequenas plantações da Clairette na região do Vale do Rhône e em Languedoc-Roussillon, dando origem a excelentes vinhos frescos e leves, bem como vinho tranquilos e fáceis de beber.

Os varietais elaborados a partir da uva Clairette são, na maior parte das vezes, vinhos espumantes. Uma extensa quantidade de plantações pode ser encontrada no Vale do Rhône central, próximas a Montelimar, onde os vinhos produzidos são rotulados sob a denominação Clairette de Die – D.O.C. que, supostamente, antecede os espumantes de Champagne.

Alguns vinhos produzidos nesta denominação devem ser elaborados 100% com a uva Clairette, mas aqueles rotulados como Methode Ancestrale são obrigados a conter 75% da uva Muscat Blanc à Petits Grains.

Mais a oeste, a Clairette é utilizada na produção de vinhos tranquilos na denominação Clairette du Languedoc e Clairette de Bellegarde – nesta última são produzidos também vinhos secos. Além disso, essa variedade também é permitida na composição, em menor quantidade, nos vinhos tintos e brancos de Chateauneuf-du-Pape.

Existem também pequenas plantações da Clairette na Itália e em alguns países fora da Europa, que incluem a África do Sul e o Líbano.

Clairette significa “luz”, em francês, fornecendo um interessante exemplo das complexidades que a variedade apresenta. Várias outras castas, incluindo a Ugni Blanc e a Bourboulenc, possuem esta nomenclatura entre sua lista de principais sinônimos.

O vinho rosé Tavel Etamines, do tradicional produtor Ogier, é elaborado a partir das uvas Grenache, Clairette, Syrah e Mouvèdre. Trata-se de um dos vinhos rosados mais renomados de todo o mundo, famoso por sua intensa profundidade, combinando notas de frutas silvestres e um grande frescor. O Tavel Etamines harmoniza bem com peixes, frutos do mar e saladas vegetais.