Não há produtos em seu carrinho.

Ciliegiolo

Ciliegiolo é uma variedade de uva vermelha cultivada, principalmente, nas regiões centrais e no noroeste da Itália. Após passar décadas em uma total obscuridade, a uva Ciliegiolo está passando por um renascimento na Liguria e na Toscana – seu lar espiritual.

Trata-se de uma variedade utilizada cada vez mais na composição dos vinhos tintos em inúmeras denominações de origem italianas, incluindo Chianti, Colli di Luni e Montecarlo, bem como em algumas DOC menos conhecidas, como Val Polcevera, Colline di Levanto e Golfo di Tigullio. Além disso, o número de vinhos IGT produzidos a partir da Ciliegiolo aumentou consideravelmente desde o ano de 2000.

O nome “Ciliegiolo” significa, de acordo com o dialeto italiano, “cereja”, isto é, uma fruta em que os vinhos Ciliegiolo assemelham-se tanto na cor quanto no aroma. Foi este personagem que proporcionou o renascimento desta variedade, visto que a Ciliegiolo exibe um certo frescor e caráter vivo nos vinhos que antes eram mais “pesados”. Em dias que cada vez mais são exigidos vinhos mais fáceis e leves de beber, a uva Ciliegiolo têm desempenhado um importante papel nas vinícolas e adegas.

Conhecida também como Brunellone, Criminese, Riminese e Sangiovese Polverso Bonechi, a uva Ciliegiolo não tem uma história documentada e definida, embora vários especialistas afirmam que a variedade é nativa da Espanha.

O Chianti DOCG, elaborado por Piccini – um dos melhores produtores de toda a Itália –, é um vinho tinto elaborado com as uvas Sangiovese (95%) e Ciliegiolo (5%), cultivadas nos vinhedos da região de Chianti. Trata-se de um eterno “Best Buy” segundo a Wine Enthusiast, um exemplar que exibe um bouquet cheio de frutas maduras, enquanto no palato é macio e rico, com um certo frescor que o deixa perfeito para acompanhar pratos que contenham queijos, carnes, massas, aves assadas, risotos, pizza ou então servir como um aperitivo.