Não há produtos em seu carrinho.

Chardonnay

A Chardonnay é a equivalente branca da uva tinta Cabernet Sauvignon, considerada a casta branca mais importante e famosa em todo o mundo do vinho. Assim como a Cabernet Sauvignon, a uva Chardonnay se adapta com facilidade em diferentes tipos de clima e solo sem perder suas características principais.

Os melhores vinhos Chardonnay são elaborados em Bourgogne e quase todos os vinhos brancos dessa região francesa são produzidos a partir dessa variedade de uva. Com inspiração nos grandes Borgonha, vários países deram início ao cultivo da uva Chardonnay.

Em muitas regiões vinícolas do Novo Mundo, a Chardonnay se adaptou muito bem, dando origem a grandes vinhos brancos nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile, Austrália e África do Sul. Já em países do Velho Mundo, a Chardonnay foi cultivada em maiores quantidades na Itália, com maior êxito no norte da Toscana. Na Espanha e em Portugal a variedade fez menos sucesso, assim como na Alemanha, já que necessita de clima mais quente para atingir o ápice qualitativo.

Os vinhos Chardonnay podem ser divididos em dois estilos: os exemplares envelhecidos em barris de carvalho e os que não estagiam em madeira. Os vinhos que não passam pelas barricas de carvalho são mais secos, leves e frutados, harmonizando-se perfeitamente com frutos do mar e ostras, ou então, degustados como aperitivo.

Já os Chardonnay envelhecidos em barris de carvalho são exemplares mais encorpados, untuosos e com bastante estrutura. Na maior parte do tempo, tais vinhos não parecem “tão secos” por consequência do elevado nível de álcool, visto que o álcool adiciona uma sensação de doçura a bebida.

O Oyster Bay Chardonnay, por exemplo, é elaborado pela Oyster Bay com parte das uvas fermentadas em barrica de carvalho francês, sendo elegante e profundo. A safra 2009 conquistou a medalha de ouro e o título "Great Value White" no International Wine Challenge 2011, em Londres.

Pelo seu corpo, um bom Chardonnay envelhecido em madeira acompanha muito bem pratos que contenham peixes mais fortes, carnes vermelhas e aves brancas. É sempre aconselhável que os Chardonnay sejam servidos em uma temperatura entre 13 e 14ºC.