Não há produtos em seu carrinho.

Cercial

A uva Cercial, escrita às vezes como Cercial ou Sercial, é uma variedade de pele clara encontrada nas regiões vinícolas do Dão, Ribatejo e na Bairrada. Apesar da Cercial dar origem a vinhos de diferentes estilos, tais exemplares são poucos distantes entre si.

A utilização mais comum da uva Cercial é, principalmente, como um componente de mistura, ao lado das uvas Baga, Encruzado e Bical. Quando a variedade é utilizada sozinha, dá origem a vinhos mais contidos, com coloração de palha. Os aromas destes exemplares tendem a ser mais minerais ao invés de frutados, embora encontram-se algumas notas de toranja e lima.

Os níveis de acidez dos vinhos varietais Cercial os tornam exemplares bastante frescos e com uma ótima capacidade de envelhecimento, podendo envelhecer na garrafa por até uma década. Além disso, com o passar do tempo, os vinhos Cercial podem exibir aromas de mel e erva-doce, complementado por um notável caráter mineral.

Além disso, a uva Cercial é uma forma “alternativa” para a cepa Sercial, amplamente utilizada na região da ilha da Madeira, participando da composição dos fortificados vinhos que recebem o mesmo nome da região onde são produzidos.

O Mondeco Branco, do produtor Quinta do Mondego (Munda), é produzido a partir das uvas Encruzado, Cercial, Bical e Gouveio cultivadas em vinhedos localizados na região do Dão, nas margens do rio Mondego – um dos melhores terroirs da região.

Este vinho branco é fácil de gostar, podendo ser bebido em qualquer momento. Graças ao seu ótimo frescor, o Mondeco Branco harmoniza-se desde com saladas até pratos que contenham frutos do mar, assim como pode servir também como um belo aperitivo.

Já o Dão Porta dos Cavaleiros Branco, de Caves São João, é um vinho branco seco com aroma denso e notas florais. Trata-se de um tradicional vinho branco português, com um ótima personalidade e presença na boca, harmonizando-se bem com frutos do mar, carnes magras e peixes.