Não há produtos em seu carrinho.

Catarratto

A uva branca Catarratto é uma variedade nativa da ilha de Sicília, na costa sul de Itália, utilizada na elaboração de vinhos brancos leves e fáceis de beber. Apesar de ser amplamente cultivada na Sicília, é uma das variedades mais cultivadas em toda a Itália, ocupando cerca de 60% da área total dos vinhedos.

Variedade muito utilizada como um componente de mistura, em especial, nos tradicionais vinhos fortificados de Marsala. A uva Catarratto apresenta elevados rendimentos e sabores neutros, bem como baixos níveis de acidez. Em vista disso, quando vinificada por bons produtores é capaz de produzir vinhos interessantes, com textura suculenta e nítidos sabores de limão.

A Catarratto é permitida nas denominações de origem de Alcamo e Etna, onde nos vinhos de Etna é misturada com a uva Carricante. Além disso, a variedade também é utilizada na elaboração de vinhos rotulados como IGT, onde as regulamentações são menos rígidas. Nessa denominação, a Catarratto é misturada com as uvas Grillo, Chardonnay e Inzolia e, normalmente, dá origem a vinhos varietais.

Os aromas associados aos vinhos elaborados com a uva Catarratto apresentam aromas cítricos, como limão, flores brancas, amêndoas, maçãs, damascos e, até mesmo, toranjas.

Na Europa, a harmonização tradicional com os vinhos produzidos com a uva Catarratto é o prato de salada de atum com alcaparras. Além disso, outra harmonização popular com tais exemplares são pratos que contenham frango cozido, principalmente ao estilo asiático como pratos com sashimi.

Por muito tempo, acreditou-se que as uvas Catarratto Bianco Comune e Catarratto Bianco Lucido fossem duas variedades diferentes. No entanto, após estudos realizados em 2008, descobriu-se que ambas são geneticamente idênticas, o que as tornam clones da mesma casta.