Não há produtos em seu carrinho.

Cariñena

A uva Cariñena, ou Carignan como é conhecida em algumas regiões vinícolas, é uma variedade tinta nativa de Aragon, ao norte da Espanha e, encontrada ao longo da costa do Mediterrâneo, em especial, ao nordeste do seu país de origem e na França, em Languedoc-Roussillon.

A Cariñena é utilizada com maior frequência como um componente de mistura ao lado de outras variedades, principalmente, das uvas Mourvèdre, Grenache e Syrah/Shiraz. A uva se adapta melhor em regiões com climas quentes e secos, onde expressa altos taninos, boa acidez e notável coloração – fatores que a tornam excelente para participar de blends com abundância de aromas e sabores, porém, com falta de corpo e coloração densa.

Vinhos varietais Cariñena raramente são produzidos, no entanto, os melhores exemplares podem apresentar características de frutas pretas e escuras, como pimenta e alcaçuz, bem como acentos salgados e picantes.

As vinhas da Cariñena apresentam amadurecimento tardio, além de produzir rendimentos elevados, quando não recebem os devidos cuidados. Esta já foi considerada uma característica positiva da variedade, no entanto, quando os rendimentos são elevados, as uvas tendem a apresentar baixa concentração de sabor.

Na França, a Cariñena foi a variedade mais cultivada entre os anos de 1960 e 2000, particularmente na região de Languedoc-Roussillon, onde ocupa cerca de três quartos dos vinhedos e dá origem aos tradicionais Vin de Table.

Já na Espanha, os melhores vinhos elaborados a partir da uva Cariñena são encontrados na prestigiada região de Priorat. Apesar de ser nativa de Aragon, a variedade é mais utilizada na Catalunha, ficando atrás apenas da Tempranillo e da casta Cabernet Sauvignon, em termos de popularidade.

Encontra-se também o cultivo da uva Cariñena em Sardenha, onde é conhecida como Carignano. O clima quente proveniente do Mediterrâneo da região é ideal para que as vinhas antigas atinjam o ápice qualitativo, dando origem a vinhos extremamente valorizados pelo seu sabor picante e sua riqueza.