CUIDAMOS DA SUA ENTREGA COM
SEGURANÇA E COMODIDADE

DESCONTOS + PARCELAMENTO EM ATÉ
6X S/J (PARCELA MÍNIMA DE R$99)

Não há produtos em seu carrinho.

Canaiolo

A tradicional uva canaiolo

A Canaiolo, uma variedade de uva tinta, é tradicionalmente conhecida por participar da composição dos vinhos Chianti. Ela ainda é amplamente cultivada nas regiões centrais da Itália e utilizada na elaboração de vinhos de corte ao lado, principalmente, da uva Sangiovese.

Antigamente, essa variedade era cultivada também no Lazio, Sardenha e Marche, e ainda existem pequenas quantidades de vinhedos da Canaiolo nessas regiões.

A diminuição da quantidade de Canaiolo plantada se deve em parte, à resistência a portas-enxertos americanos, quando suas vinhas não podiam ser replantadas após a praga filoxera assolar a Europa no século XIX.

A exclusividade do Vinho varietal canaiolo

Pouquíssimos vinhos varietais Canaiolo são produzidos atualmente mas diversos produtores têm começado a fazer vinhos apenas com esta uva.

Apesar disso, a uva Canaiolo tem amplo prestígio na Toscana, inclusive, por participar da composição dos vinhos Chianti.

Em tempos antigos, antes da eletricidade, fermentação e temperaturas controladas, os produtores sofriam com o mau tempo e, se as temperaturas externas caíssem durante o processo de fermentação, todo o vinho era perdido.

Vantagens da Canaiolo e seus principais atributos

Uma das grandes vantagens da Canaiolo é a sua excelente capacidade de secar sem apodrecer, por isso, os produtores de Chianti começaram a utilizar frutos da variedade semi-seca para revigorar a produção, pois o açúcar extra das uvas Canaiolo secas tem a capacidade de “recomeçar” a fermentação e salvar a colheita.

Os vinhos Canaiolo são exemplares macios, e com aromas e taninos suaves, combinando muito bem com as uvas Sangiovese, responsável por acentuar os sabores herbáceos encontrados nos tradicionais Chianti.

Um dos principais produtores da Itália, Castellare di Castellina dá origem a vinhos cheios de tipicidade e profundos, sem concessões. Seus principais vinhos são os Chianti Classico, repleto de sutilezas e elegância, verdadeiros embaixadores da Toscana, elaborados a partir das uvas Sangiovese e Canaiolo.