Não há produtos em seu carrinho.

Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon é, provavelmente, a variedade de uva tinta mais famosa do mundo, seguida de perto pela Merlot, proveniente da mesma região de Bordeaux, e pela Pinot Noir, de Burgundy. De sua origem, em Bordeaux, até a atualidade, a Cabernet se espalhou pelo globo e está presente em quase todos os vinhedos do planeta.   

Um dos fatores responsáveis por tornar a Cabernet Sauvignon a principal uva tinta foi seu grande potencial de adaptação em inúmeras regiões vinícolas ao redor do mundo, produzindo excelentes vinhos. Seja de onde for, seus vinhos têm sempre características muito especificas como cor intensa, taninos estruturados, acidez moderada e aromas de cassis, folha de tomate, especiarias e cedro.

Além da facilidade de adaptação, a uva Cabernet Sauvignon também é uma variedade fácil de ser cultivada e com excelente resistência, o que a permite que seja plantada em diversos solos e em regiões que apresentem diferentes climas.

Ótimos vinhos Cabernet Sauvignon são produzidos em regiões do Velho e do Novo Mundo. Na Europa encontram-se belos exemplares elaborados com essa variedade em muitos países, incluindo a Espanha e Portugal, embora nessas áreas as castas regionais recebem maior importância.

Já em regiões vinícolas do Novo Mundo, a uva Cabernet Sauvignon tem um papel de destaque, dando origem a grandes vinhos no Chile, Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul. Além disso, a variedade também se adaptou com facilidade no Brasil.

Os melhores vinhos Cabernet Sauvignon são encontrados na região francesa de Bordeaux, terra natal da cepa. A Itália se destaca na produção dessa variedade, onde a mesma participa da composição dos tradicionais vinhos chamados ‘supertoscanos’.

Outra importante característica desses vinhos é a sua adaptação em barris de carvalho; em geral, são exemplares rústicos enquanto jovens, e que melhoram notavelmente com algum tempo de envelhecimento.