CUIDAMOS DA SUA ENTREGA COM
SEGURANÇA E COMODIDADE

DESCONTOS + PARCELAMENTO EM ATÉ
6X S/J (PARCELA MÍNIMA DE R$99)

Não há produtos em seu carrinho.

Cabernet Franc

Tudo sobre a uva cabernet franc!

A Cabernet Franc é uma uva tinta francesa cultivada em diversas regiões vinícolas ao redor do mundo. A variedade é famosa por ser a terceira casta de Bordeaux e é utilizada na elaboração de alguns dos melhores vinhos da região.

Os vinhos Cabernet Franc, normalmente são blends, onde a variedade é responsável por adicionar acentos herbáceos, de tabaco e de especiarias. Já quando dá origem a varietais, tais exemplares apresentam corpo médio, aromas de frutas silvestres e notas vegetais.

A Cabernet Franc é comumente comparada com a icônica uva Cabernet Sauvignon, e isso faz muito sentido, já que esta última casta é resultado entre o cruzamento da Cabernet Franc com a Sauvignon Blanc. Na vinha, contudo, a Cabernet Franc amadurece cerca de uma semana antes do que a Cabernet Sauvignon.

Atributos do vinho cabernet franc

No geral, os vinhos elaborados a partir da Cabernet Franc mostram boa fruta, taninos leves e pouca acidez, o que os torna vinhos mais acessíveis e fáceis de beber, especialmente, enquanto jovens.

A pele da uva Cabernet Franc é fina e seus bagos concentram menor acidez. O que torna esta uva famosa entre diversos produtores é a sua excelente resistência, cultivada muitas vezes como uma uva “de segurança”, já que ela pode garantir a produção de vinhos de corte em determinadas safras.

O comércio do vinho cabernet franc

Essa variedade se adapta melhor em regiões com climas mais frescos, como o encontrado no Vale do Loire. As cidades de Chinon e Saumur são duas áreas importantes para os vinhos Cabernet Franc, valorizados pela sua incrível fragrância de amoras e especiarias. É uma uva importante na margem direita de Bordeaux e o ingrediente principal do famoso Château Cheval Blanc.

Fora da França, a uva Cabernet Franc é cultivada em regiões vinícolas da Itália, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e nas Américas. Já no Canadá, a Cabernet Franc é utilizada na elaboração de um excelente vinho tinto seco e também de bons icewines em Ontário.

Esta uva tem dado origem a grandes vinhos na Argentina, se adaptando muito bem aos vinhedos de altitude elevada de Mendoza.