Não há produtos em seu carrinho.

Bovale Sardo

O nome Bovale identifica duas variedades de uva: Great Bovale, também conhecida como Bovale de Espanha, e a Bovale Sardo. Ambas foram importadas para a Sardenha durante a dominação de Aragones (em 1300) a partir da Península Ibérica.

O cultivo da Bovale Sardo estendeu-se por toda a ilha: em Logudoro e Anglona, ​​particularmente na província de Sassari, muitas vezes complementada com Pascale di Cagliari e Cannonau. A partir de 2009, foi cultivada em 784 hectares de terra na Sardenha, particularmente na região ao redor da maior cidade da Sardenha, Cagliari, e também nas áreas de produção de Terralba e Campidano.

Essa variedade se distingue pelo alto nível de açúcar e pela estrutura do cacho: os frutos têm formato cônico-cilíndrico e cachos de médios a grandes, com bagas ovais. Apresenta boa adaptabilidade a ambientes e climas distintos, e alta produtividade. Seu crescimento é mais favorável em solos calcários e argilosos, especialmente nos solos presentes na região de Terralba, San Nicolo d’Arciano e Ura.

Atualmente, é bastante dificil encontrar vinhos varietais da casta Bovale Sardo. Na maioria das vezes, ela é misturada com uvas vermelhas, especialmente Monica e Cannoau, resultando em vinhos excepcionais com a DOC (Denominação de Origem) Mandrolisai. Também é utilizado com o Bovale de Espanha para o DOC Campidano Terralba.

O vinho resultante dessa variedade é rico em complexidade polifenólica, particularmente quando derivado de videiras cultivadas utilizando a técnica do alberello sardo, e é colhido no final da estação. Os alimentos que mais ganham através da combinação com vinhos a partir da Bovale Sardo são carnes de caça, carnes assadas, queijos, salame, massas ou risotos.

Entre os exemplares mais marcantes produzidos a partir dessa casta, o Koren Isola Dei Nuraghi IGT é uma impressionante criação da vinícola Argiolas que atingiu 92 pontos de Robert Parker. Consiste em um surpreendente corte da Bovale Sardo em conjunto com Carignano e Cannoau. É fresco e vibrante, combinando notas minerais com frutas maduras. Um grande vinho!