Não há produtos em seu carrinho.

Bourboulenc

A Bourboulenc é uma uva branca antiga cultivada, em especial, nas regiões vinícolas do sul da França. Trata-se de uma variedade encontrada também em outras áreas ao redor do mundo, utilizada principalmente em vinhos de corte, nas denominações de Languedoc-Roussillon, Provence e no Vale do Rhône.

Os vinhos elaborados a partir da uva Bourboulenc apresentam aromas e sabores cítricos, bem como um toque complexo e picante, capaz de agradar aos mais diferentes paladares ao redor do mundo, conquistando excelente críticas e elogios.

A variedade foi mencionada pela primeira vez na literatura do século XVI, onde acredita-se que tenha sido originada na região de Provence. O nome da casta é proveniente, possivelmente, de um vinhedo da região, no entanto, várias hipóteses tem sido propostas.

Nos dias de hoje, a uva Bourboulenc é amplamente cultivada no sul do território francês, onde seu uso é permitido na elaboração de inúmeros vinhos brancos, incluindo os tradicionais vinhos Châteauneuf-du-Pape, Bandol, Minervois, La Clape e Corbieres. As principais uvas que aparecem ao lado da Bourboulenc são as cepas Clairette e Grenache Blanc.

As vinhas da Bourboulenc caracterizam-se pelos bons rendimentos e excelente resistência contra a podridão e doenças encontradas comumente nos vinhedos. Trata-se de uma variedade com amadurecimento tardio, que, para inúmeros produtores, é bom, visto que a fruta consegue manter melhor seus níveis de acidez, principalmente em regiões com clima mediterrâneo – quente e seco.

O principal papel da uva Bourboulenc em blends adicionando excelente acidez e estrutura equilibrada aos vinhos, bem como é capaz de oferecer também alguns sabores picantes e complexos.