Não há produtos em seu carrinho.

Bonarda

A uva Bonarda é uma variedade tinta responsável por dar origem a vinhos meio encorpados, com elevada acidez e extremamente aromáticos. Originária das alpes de Savoia, no leste da França, a Bonarda é cultivada atualmente na Argentina e também em Napa Valley, onde é chamada de Charbono.

Considerada uma variedade exótica, a Bonarda vem conquistando cada vez mais seu espaço dentro do cenário mundial do vinho. A origem dessa cepa é polêmica e duvidosa entre alguns especialistas, no entanto, o que se sabe com absoluta certeza é que a Bonarda é a uva de maior projeção na Argentina, ficando atrás apenas do ícone do país – a Malbec.

No início, a Bonarda era confundida com a Barbera, em algumas regiões argentinas, e, apenas na década de 1960 foi comprovado através de estudos e pesquisas que tais variedades não possuíam nada em comum, além de serem ambas cultivadas na Argentina.

A vinha da Bonarda apresenta cachos médios, compactos e, na maioria das vezes, cheios. Seus bagos possuem coloração preto-azulado e têm formato esférico e polpa macia. Além disso, as vinhas da Bonarda são de difícil cultivo, mas se adaptaram com extrema facilidade nas regiões da Argentina.

Além de ser extremamente suscetível a doenças encontradas comumente em vinhedos, a Bonarda necessita de um período longo de maturação para garantir que sejam produzidos vinhos de excelente qualidade, apresentando taninos elegantes e aromas atraentes.

Antigamente, a uva Bonarda era utilizada apenas em vinhos de corte, para melhorar o sabor e equilibrar outros exemplares. No entanto, com a introdução de modernas técnicas de vinificação, essa variedade passou a ser utilizada em varietais.

Os melhores vinhos Bonarda possuem coloração escura e densa, com tons vermelho rubi, roxo ou, até mesmo, violeta. Os aromas de tais exemplares remetem a frutas maduras, tais como amora, framboesa, morango, cassis e cereja, além de apresentar um atraente toque picante.