Não há produtos em seu carrinho.

Barbera

A Barbera é uma variedade de uva tinta cultivada em diversas regiões vinícolas da Itália, incluindo sua terra natal – Piemonte, bem como na Emilia-Romagna, Campania, Puglia, Sicília e Sardenha. No início do século XXI, a Barbera era a uva tinta mais cultivada na Itália, seguida das cepas Sangiovese e Montepulciano.

Considerada uma casta antiga, a Barbera tem migrado constantemente durantes os últimos dois séculos, passando pela Austrália, Califórnia e Argentina, seguindo, provavelmente, as rotas dos italianos. Com características comuns a Nebbiolo, a uva Barbera se adaptou com facilidade em diversas regiões, dando origem a vinhos de alta qualidade.

Com bagos ricos em acidez, as vinhas da Barbera são cultivadas em regiões que apresentem climas mais quentes e com seus rendimentos regulados. Áreas mais quentes em Sonoma Valley e em Sierra Foothills, na Califórnia, produzem vinhos com maior equilíbrio. A uva Barbera atinge seu auge no Piemonte – sob as denominações de Barbera d’Asti e Barbera d’Alba – onde a vinha apresenta um cultivo bem sucedido em solos situados em encostas mais drenadas e ricos em calcário.

Quando jovens, a maior parte dos vinhos Barbera possuem um caráter típico de cereja vermelha, responsável por o distingui-los dos Nebbiolo graças aos suaves taninos e um certo arredondamento. Após o amadurecimento dos exemplares durante alguns anos, estes se transformam em bebidas mais densas e complexas. Além disso, a acidez dos exemplares complementa os sabores de cereja encontrados nos vinhos típicos Barbera.

Um dos maiores nomes da Itália, classificado pelo conceituado guia Gambero Rosso como o segundo melhor produtor do país, La Spinetta possui, nada menos, do que 36 “tre bicchieri”, marca superada apenas por Angelo Gaja. Seus Barbaresco são lendários, enquanto o vinho Barbera Vigneto Gallina é para muitos especialistas o melhor de Piemonte. Já o deliciosos Pin é um exemplar com bastante apelo, elaborado com as uvas Nebbiolo, Barbera e Cabernet Sauvignon.