Não há produtos em seu carrinho.

Baga

A uva Baga é uma variedade amplamente utilizada na costa central de Portugal, na elaboração de bons vinhos tintos. Particularmente na região da Bairrada, a Baga é, sem dúvida, uma das uvas tintas mais cultivadas, além de ser plantada também no Dão e em Ribatejo.

A Baga é conhecida tradicionalmente pela espessura de sua pele, em proporção com o tamanho das pequenas bagas que o cacho apresenta. Além disso, essa variedade é extremamente tânica, podendo ser notado o caráter adstringente em alguns vinhos.

Essa variedade necessita ser cultivada em áreas com temperaturas quentes e secas, a fim de atingir o ponto correto de amadurecimento. Em contrapartida, a Baga pode ser colhida apenas no final de temporada, já que apresenta elevados níveis de acidez natural, adicionando características marcantes aos exemplares.

Longe de ser uma variedade de fácil cultivo, a uva Baga dá origem a vinhos de alta qualidade, mesmo quando as vinhas apresentam altos rendimentos – o que a torna uma alternativa atraente para os produtores. Essa casta é responsável pela produção de vinhos distintos com estrutura e equilíbrio, quando recebe os devidos cuidados durante seu crescimento.

Contudo, quando as uvas amadurecem bem, em especial nos anos mais secos, os vinhos elaborados a partir da variedade são verdadeiras preciosidades, com coloração escura e densa, notável acidez, taninos marcantes e sabores frutados, agradando aos mais diversos paladares ao redor do mundo.

Alguns dos melhores vinhos Baga elaborados na região da Bairrada apresentam excelente capacidade de guarda, suavizando com o tempo e adquirindo boa elegância e complexidade. Contudo, produzir vinhos com a uva Baga requer rigorosos cuidados e atenção nas vinhas, que apenas bons produtores conseguem realizar com sucesso.

Caves São João, um dos principais nomes no mundo vinícola em Portugal, dá origem a vinhos típicos, de longa guarda e muito tradicionais, considerados referências no país. Caves São João produz espumantes com características da Bairrada, entre eles, um interessante espumante tinto com a Baga, harmonizando-se perfeitamente com pratos gordurosos e fortes.