Não há produtos em seu carrinho.

Assyrtiko

A Assyrtiko é, sem dúvida, uma das uvas mais emblemáticas da Grécia, cultivada, especialmente, na ilha de Santorini, no mar Egeu. Essa variedade é conhecida como uma casta com elevada adaptabilidade, produzindo vinhos de diversos estilos, desde os brancos minerais até vinhos doces, os tradicionais Vinsanto.

Amplamente cultivada no extremo norte da Macedônia e em algumas áreas de Retsina, a uva Assyrtiko em Santorini apresentam mais de 65 anos de idade, tornando-se uma das vinhas mais antigas de toda Grécia. Essa longevidade ocorre por consequência das condições vulcânicas presentes na ilha, evitando a propagação da praga filoxera.

Além disso, a elevada idade das vinhas contribui diretamente na qualidade dos vinhos, visto que seus rendimentos são rigorosamente controlados e a uva Assyrtiko apresenta capacidade de dar origem a exemplares extremamente complexos e singulares.

Uma das características marcantes da variedade é que a uva apresenta elevado potencial para a oxidação. No entanto, tal fator vem sendo bem explorado pelos viticultores de Santorini, onde a variedade é utilizada na elaboração dos tradicionais vinhos de sobremesa Vinsanto, quase idênticos aos da região da Toscana, na Itállia.

Ao limitar o nível de oxidação das vinhas, os produtores podem dar origem a vinhos mais escuros ou então, exemplares com coloração amarelo-ouro, caráter mineral, floral e aromas cítricos. Além disso, a notável acidez natural da uva Assyrtiko adiciona aos vinhos uma excelente capacidade de guarda, possibilitando que os exemplares envelheçam durante anos.

A Assyrtiko é, muitas vezes, misturada com as castas Aidani e Athiri na ilha vulcânica de Santorini, dando origem a vinhos secos e doces. Ambas variedades utilizadas na composição dos vinhos apresentam níveis de acidez menores do que a Assyrtiko, ajudando a “domar” a intensa exuberância natural da uva, embora elas aparecem em pequenas quantidades na composição de tais vinhos.

Além disso, a uva Assyrtiko pode ser utilizada na composição de um dos vinhos mais tradicionais da Grécia – o Retsina, vinhos brancos no qual durante a fermentação é adicionado resina de pinheiro, alterando seu sabor. No entanto, atualmente, diversos produtores optam por elaborar excelentes vinhos varietais Assyrtiko, assim como a vinícola Boutari.

Criado em 1879, Boutari é um dos maiores nomes de vinhos de alta qualidade da Grécia, com vinhedos próprios em quase todas as boas regiões vinícolas do país. Esse produtor elabora bons vinhos brancos a partir da uva Assyrtiko na ilha de Santorini.

Nenhum resultado encontrado.