Não há produtos em seu carrinho.

Arinto

A uva branca Arinto é uma variedade cultivada ao redor da cidade de Lisboa e em torno da costa central de Portugal, que se adapta melhor em regiões com climas quentes. Trata-se de uma casta com elevado teor de acidez, o que a torna adequada para estas áreas vinícolas, visto que outras variedades lutam para manter bons níveis de acidez em climas quentes e úmidos.

Alguns especialistas acreditam que a uva Arinto foi originada na parte oeste de Portugal, mais especificamente, onde encontram-se as regiões da Bairrada, Tejo e Vinho Verde, onde é conhecida também como Pedernã.

Os bagos da uva Arinto se caracterizam por ser pequenos e com pele medianamente espessa, com coloração verde-amarelada. Já seus cachos são grandes e compactos e suas vinhas são bem vigorosas, no entanto, de baixa produtividade, com poucos cachos por vinha. Além disso, é uma variedade de amadurecimento tardio que se adapta bem em diferentes tipos de solo e clima, contudo, é extremamente sensível a podridão e pragas.

Uma das principais características da Arinto é sua acidez natural, tanto que os aromas mais associados a variedade são os de maçã verde e limão. Tais exemplares costumam apresentar aromas marcantes, apesar de discretos, e excelente frescor.

Graças a excelente estrutura da uva Arinto, os vinhos adquirem boa capacidade de envelhecimento e, normalmente, apresentam uma personalidade vibrante, ótimo equilíbrio entre a acidez e o teor alcoólico, bem como notável caráter mineral e toque aveludado.

Além disso, a elevada acidez da variedade também possibilita que a mesma seja utilizada em vinhos de corte. Nos vinhos produzidos no Tejo e em Alentejo, a Arinto é responsável por adicionar a acidez necessária para que o exemplar se torne um bom vinho.

Já na região de Lisboa, a uva Arinto é a casta principal utilizada na denominação de origem Bucelas, onde possui uma extensa tradição e, segundo críticos e especialistas, atinge o ápice da sua qualidade. Trata-se de uma uva que dá origem a vinhos espumantes, tranquilos e frisantes, que agradam aos mais diferentes paladares.