Não há produtos em seu carrinho.

Aragonez

A uva Aragonez, ou Aragones, como é chamada no Alentejo, também é conhecida por Tempranillo na Espanha onde, atualmente, é considerada uma das castas mais importantes. Por ser uma uva antiga, se espalhou por toda a Península Ibérica com o passar dos anos e está presente em grande quantidade tanto em Portugal quanto na Espanha.

Também é conhecida por Tinta Roriz nas regiões do Douro e Dão, em Portugal e, na Espanha é chamada de Tinta del País, Tinta del Toro, Tinto Fino e Concibel, dependendo da região onde é cultivada. Seus cachos são grandes e longos e seu cultivo é feito em áreas de solos profundos, sem muita água disponível, pois umidade em excesso reduz drasticamente a qualidade desta uva, utilizada comumente em cortes e também em tintos varietais, que combinam perfeitamente com carnes mais rústicas e de sabor intenso, como faisão e cordeiro, por exemplo.

Os vinhos espanhóis de Rioja e Ribeira del Duero, os portugueses do Vale do Douro e os fortificados Porto têm a Aragonez em sua composição básica. Com rendimentos mais elevados, esta casta produz vinhos mais leves e frutados. Quando estes rendimentos são reduzidos (ou de vinhedos mais antigos), seus vinhos são tintos mais potentes e longevos, alcançando posições entre os melhores do mundo.

Além da Península Ibérica, a Aragones também é plantada na região de Languedoc, na França, para ser usada em vinhos de corte. No Novo Mundo, seu cultivo acontece principalmente na Austrália, na Argentina e na Califórnia, onde também é utilizada na elaboração de vinhos fortificados, estilo Porto, Marsala e Madeira.  

Assim como acontece com a uva Garnacha (Grenache), a Aragones vem sendo cultivada tradicionalmente em videiras no formato de taça, o chamado sistema goblet, pensado para incentivar naturalmente o desenvolvimento de sabores frutados nos vinhos que se originarão. Mas alguns produtores também cultivam suas videiras da outra forma, deixando os bagos se espalharem em espaldeiras.

Um belo exemplar feito com a Touriga Nacional (outro nome da Aragones em Portugal) é o Dão Porta dos Cavaleiros, da Caves São João, um verdadeiro clássico que possui uma legião de admiradores em seu país e no mundo, por conta do seu estilo que remete aos grandes vinhos tintos de antigamente, com boa estrutura e um ótimo toque terroso.