Não há produtos em seu carrinho.

Antão Vaz

A uva Antão Vaz é uma das principais variedades brancas de Portugal e é cultivada principalmente em torno da região do Alentejo, com clima quente e seco. É utilizada na produção de excelentes vinhos, que apresentam aromas maduros e sabores de frutas tropicais.

A variedade é utilizada por inúmeros produtores, visto que se adapta e consegue expressar muito bem suas características no terroir de Alentejo. As bagas da Antão Vaz são bem agrupadas e apresentam pele espessa, aumentando sua resistência contra doenças, bem como em regiões de seca.

Assim como a uva Chardonnay, a Antão Vaz é uma variedade extremamente versátil, dando origem a diferentes estilos de vinho. O tempo da colheita é um importante fator nesse contexto: se as bagas forem colhidas mais cedo, os vinhos originados apresentarão notas cítricas e boa acidez; se deixadas na videira por mais tempo, dão origem a exemplares com excelente capacidade de envelhecimento.

A maior parte dos vinhos são produzidos para consumo imediato, no entanto, alguns dos melhores vinhos Antão Vaz podem ser envelhecidos durante anos, permitindo que as notas e aromas florais evoluam da melhor maneira, tornando-se exemplares complexos e únicos.

Apesar de serem produzidos vinhos varietais a partir da uva Antão Vaz, os mais tradicionais são elaborados em blends, ao lado das uvas locais Arinto e Roupeiro. Tais variedades são mais utilizadas quando os níveis de acidez dos exemplares estão baixos, dando origem a excelentes vinhos brancos.

A uva Antão Vaz também é permitida na elaboração dos vinhos do Porto brancos, exemplares que não são encontrados com facilidade e em quantidades comerciais fora de Portugal.