Não há produtos em seu carrinho.

Alvarinho

A Alvarinho ou Albariño é uma variedade de uva branca nativa da Galícia, região situada no norte da Espanha. Essa casta é conhecida como a uva chave na denominação de origem de Rias Baixas, responsável por produzir vinhos brancos com sabores frutados e aromas minerais que se harmonizam facilmente com frutos do mar.

Essa variedade de uva apresenta altos níveis de acidez dando origem a vinhos brancos leves ou com estilos mais complexos. O carvalho ou as borras de envelhecimento adicionam textura e riqueza às bebidas. A uva Alvarinho também é utilizada na elaboração do tradicional Vinho Verde em Portugal.

Ainda não se sabe com certeza de qual parte da fronteira do noroeste da Península Ibérica a uva Alvarinho é nativa, pois a variedade é amplamente cultivada em ambas regiões. Na Espanha, a Albariño ocupa cerca de 90% dos vinhedos de Rias Baixas.

Já em Portugal, os Vinhos Verdes elaborados a partir da Alvarinho são engarrafados com uma notável quantidade de dióxido de carbono, resultando em vinhos que denotam sensações leves, com perfil de bons espumantes. Tais exemplares foram os primeiros vinhos portugueses a ser amplamente rotulados e conhecidos pelo seu nome varietal, além de serem destinados ao consumo enquanto jovens.

No território português a maior parte dos Vinhos Verdes brancos é elaborada com uma mistura de várias uvas. Por consequência, só os exemplares produzidos exclusivamente com a uva Alvarinho podem ser rotulados como o nome da variedade. No geral, considera-se que os Alvarinho são os melhores Vinhos Verdes, com maior graduação alcoólica que os demais.

A excelente qualidade dos vinhos Alvarinho e o notável aumento da procura por uvas de origem espanhola contribuíram para que a variedade fosse cultivada em diversas áreas vinícolas do mundo. A Alvarinho é plantada na Nova Zelândia e em algumas das áreas mais frias da Califórnia.