Não há produtos em seu carrinho.

Aligoté

A uva Aligoté, “prima” da tradicional casta Chardonnay, dá origem a excelentes vinhos na região de Borgonha, sob a denominação de Bourgogne Aligoté, e em Bouzeron, no norte de Cote Chalonnaise. Além disso, essa variedade também possui um papel importante na elaboração dos tradicionais vinhos espumantes Crémant de Bourgogne.

Aligoté tem desempenhado um importante papel na paisagem vinícola da Borgonha há mais de 200 anos, onde é cultivada ao lado das vinhas da Chardonnay.  A variedade é plantada também em locais menos privilegiados, como vales e planaltos – áreas antes ocupadas pelas uvas Pinot Noir e Chardonnay.

Variedade de amadurecimento precoce, a Aligoté é uma uva resistente às geadas, tornando segura sua presença em regiões com climas mais frios. No sul da Borgonha, pequenas quantidades da casta são encontradas no Vale do Rhône, principalmente, na produção de vinhos de corte com a Chardonnay, a fim adicionar mais cor aos vinhos brancos frutados.

Além disso, a uva Aligoté não é tão exigente em relação as condições de crescimento, quando comparada com outras variedades. Essa casta é capaz de produzir vinhos extremamente delicados, quando cultivada em solos de calcário, por exemplo, mas também pode dar origem a exemplares mais complexos, quando plantada em solos mais arenosos, como os do Rhône.

Apesar de ser conhecida como uma cepa tradicionalmente francesa, a Aligoté é cultivada em grandes quantidades em outros locais no leste europeu. É possível encontrar inúmeros hectares cultivados dessa variedade em regiões da Bulgária e Romênia, onde são produzidos excelentes vinhos Aligoté. Além disso, os vinhedos cultivados nessas áreas são, na maioria das vezes, maiores do que os cultivados no leste da França.

Os vinhos elaborados a partir da Aligoté são, normalmente, secos, com notas florais e herbáceos, bem como com elevados níveis de acidez natural. Essa variedade é frequentemente utilizada também na produção de vinhos de corte, em especial, na Califórnia, adicionando acidez ideal e aromas mais ricos em vinhos menos estruturados.

Um dos mais prestigiados nomes de vinhos da Borgonha, Chanson Père & Fils dá origem a alguns dos maiores vinhos finos da região, com uma invejável coleção de vinhos excepcionais em Grands e Premiers Crus. Seu excelente Bourgogne Aligoté, elaborado com a casta do mesmo nome, é uma clássica combinação entre vinhos brancos secos e escargots.