Não há produtos em seu carrinho.

Alicante Bouschet

A uva Alicante Bouschet é uma variedade tinta amplamente cultivada nas regiões vinícolas da França, Portugal e Espanha, em especial, em Languedoc-Roussillon. Trata-se de uma uva com bastante história no mundo do vinho, mas que, durante o século XX, perdeu terreno para outras variedades internacionais.

Contudo, a uva Alicante Bouschet está desfrutando de um excelente renascimento, graças a produtores modernos que dão origem a alguns dos melhores vinhos a partir da variedade. A casta é fruto de um cruzamento entre as cepas Petit Bouschet e Grenache, cultivada pela primeira vez por Henri Bouschet, em 1866.

Primeiramente, a Alicante Bouschet foi criada para ser uma uva de mistura, a fim de melhorar a coloração dos exemplares. No entanto, a variedade rapidamente se tornou popular entre os vinicultores e enólogos, graças aos seus generosos rendimentos.

Além disso, as vinhas da Alicante Bouschet se adaptam com facilidade e crescem com facilidade em diferentes regiões – fator responsável pela variedade ter ajudado a reconstruir a indústria do vinho europeu, devastado após a praga filoxera.

Durante a segunda metade do século XX, a uva Alicante Bouschet desenvolveu sua reputação na produção de vinhos varietais que não possuíam tanta complexidade e singularidade. Porém, graças ao trabalho de alguns produtores espanhóis e portugueses, a percepção sobre os vinhos elaborados a partir da variedade está sendo mudada, dando origem a vinhos frutados, frescos e extremamente equilibrados.

Quando participa da composição de vinhos de corte, a Alicante Bouschet adiciona uma textura macia e notável coloração. Contudo, a capacidade de amadurecer e produzir bons rendimentos no início da temporada pode dar origem a uvas com elevado teor alcoólico.

Embora o lar da uva Alicante Bouschet seja no sudoeste da Europa, a variedade também é cultivada em inúmeras regiões vinícolas ao redor do mundo, incluindo na Itália, em Israel, no norte da África, na Macedônia, no Brasil e na Austrália.