Não há produtos em seu carrinho.

Alfrocheiro

A uva Alfrocheiro é uma variedade tinta de Portugal, utilizada com maior frequência na região do Dão. Além disso, encontra-se plantações da Alfrocheiro em torno de Ribatejo, Alentejo, na Bairrada e no Douro – onde é chamada também de Tinta Bastardinha.

Trata-se de uma casta com vinhas bastante vigorosas e que, no entanto, exige alguns cuidados por parte dos produtores. Seus rendimentos necessitam ser controlados de maneira que não sejam dispersados seus aromas e sabores. Além disso, é uma variedade delicada, que apresenta elevada suscetibilidade a doenças encontradas nos vinhedos.

Uma das principais características da Alfrocheiro é o amadurecimento precoce dos seus frutos, ficando na vinha por tempos menores, isto é, menos tempo exposta aos riscos encontrados na natureza. Os cachos da variedade são curtos, de tamanho médio e compactos. Já suas uvas apresentam elevados níveis de açúcar natural, possibilitando a elaboração de vinhos com alto teor alcoólico.

Os vinhos produzidos a partir da uva Alfrocheiro apresentam coloração escura e densa, onde a variedade é usada para adicionar cor aos vinhos mais claros. Já na região vinícola do Dão, é mais utilizada na produção de vinhos varietais, onde agrada a diferentes paladares.

A Alfrocheiro dá origem a vinhos ricos, com taninos extremamente equilibrados e bem frutados, com aromas que, muitas vezes, remetem à frutas silvestres – como morangos e amoras, por exemplo. Uma das principais harmonizações feitas com esses vinhos é a com pratos que contenham cabritos assados. Além disso, tais vinhos combinam muito bem com carnes de cordeiro.