Não há produtos em seu carrinho.

Aglianico

A uva tinta Aglianico, nativa do sul da Itália, é conhecida por elaborar vinhos tintos encorpados que exibem sabores de frutos vermelhos, firmes taninos e uma boa capacidade de envelhecimento. Mesmo quando cultivada em regiões com climas quentes, a uva Aglianico é capaz de atingir elevados níveis de acidez, tornando-a uma cepa bastante útil no Mediterrâneo.

A estrutura e riqueza da Aglianico a tornam uma uva popular na composição de blends, especialmente nas regiões do sul da Itália. Em Campania, a variedade é frequentemente utilizada ao lado das cepas Cabernet Sauvignon e Merlot na elaboração de alguns vinhos IGT. Mais ao leste de Basilicata, o único vinho rotulado como DOC na região, o Aglianico del Vulture, é produzido a partir da uva Aglianico cultivada nas encostas vulcânicas do Monte Vulture.

Quando jovens, os vinhos Aglianico tendem a ser bastante tânicos e concentrados, especialmente, se as vinhas forem cultivadas sob as condições climáticas adversas, forçando sua colheita antes de ter alcançado a maturação completa.

Após alguns anos de envelhecimento, há um impacto favorável sobre o vinho, ajudando a amaciar seus taninos e adicionar um perfil mais frutado. Os vinhos Aglianico apresentam coloração vermelha escura, desvanecendo-se aos tons de terracota após algum tempo em garrafa.

As vinhas da Aglianico se adaptam melhor em regiões onde o clima é quente e seco. Ou seja, a variedade atinge seu ápice qualitativo em áreas vinícolas da Califórnia, nos EUA e Riverina, na Austrália. Com amadurecimento tardio, mesmo em temperaturas quentes, os melhores vinhos Aglianico oferecem aromas de ameixa e chocolate.