Não há produtos em seu carrinho.

Agiorgitiko

A uva tinta Agiorgitiko, nativa do Peloponeso, é uma das principais castas do seu país de origem, além de ser uma das mais cultivadas, atrás apenas da tradicional uva grega Xynomavro. Trata-se da única variedade autorizada a participar da composição dos vinhos na denominação de origem Nemea, onde se adapta extremamente bem ao clima quente da área.

A Agiorgitiko é uma casta bastante versátil, utilizada na elaboração desde vinhos rosés cheios de luz e ricos até vinhos tintos encorpados, com sabores frutados e notáveis taninos. Com a modernização das técnicas de vinificação, inúmeros vinhos Agiorgitiko têm passado por barris de carvalho, auxiliando o processo de envelhecimento dos exemplares.

Quando a uva Agiorgitiko não dá origem a vinhos varietais, combina muito bem com a cepa Cabernet Sauvignon, responsável pela produção de exemplares complexos e de alta qualidade.

Devido a sua ampla versatilidade, a Agiorgitiko é cultivada em inúmeras regiões da Grécia, se adaptando melhor nas áreas com climas quentes. No entanto, o melhor vinho é produzido em Nemea, com vinhas cultivadas em altitude, entre 450 e 650 metros, permitindo que a maturação seja completa, concentrando melhor a acidez das uvas e originando vinhos mais equilibrados.

Em baixas altitudes e com menores cuidados, a uva Agiorgitiko pode perder sua acidez natural e dar origem a vinho com falta de caráter. Além disso, a variedade também é de difícil cultivo, visto que é bastante suscetível a podridão e outras doenças encontradas em vinhedos, onde apenas bons produtores conseguem atingir seu ápice qualitativo.