Não há produtos em seu carrinho.

Terra Alta

Terra Alta é uma região do extremo sul da Catalunha, berço de vinhos saborosos e marcantes, de excelente relação entre qualidade e preço. É também a região dos vinhos DO (Denominación de Origen) situada no sudeste da Catalunha, na fronteira das províncias de Aragon e Valência.

Com muito vinhedos centenários é uma das regiões vinícolas da Espanha cheia de qualidade e autenticidade. No passado, a beleza da região serviu de inspiração para o mestre Pablo Picasso, que registrou alguns de seus cenários durante os verões que passou em Terra Alta. Em 2013, foi a vez do crítico Robert Parker se impressionar com a região ao atribuir 91 pontos a alguns de seus vinhos.

Um exemplo de vinho cativante e fácil de se gostar é o Almodi Petit Negre, criação da produtora Altavins, elaborado com as castas Garnacha, Syrah e Cariñena. Vinificado em tanques de aço para manter toda a exuberância e frescor da fruta, é repleto de aromas de frutas maduras, acompanha muito bem refeições, mas é também uma deliciosa opção para ser bebericado acompanhado de apenas uma boa conversa.

Em um recente painel de prova com 22 dos melhores vinhos de Terra Alta realizado pelo respeitado jornal El Mundo, do especialista Victor de la Serna, o melhor tinto da prova e 2º lugar de todo o painel foi o excelente Domus Pensi 2003, de Altavins, "um vinho que se bebe com prazer", segundo a publicação. Nas notas de prova, foram destacados os "aromas de boa intensidade, com algumas sensações animais no primeiro plano, frutas vermelhas e negras bem maduras e um toque de madeira ao fundo. Na boca mostra médio corpo, com boa acidez, frescor, ótima fruta e um final notável".

Mais conhecida por seus produtores menores, as cooperativas da região têm tradicionalmente desempenhado um papel vital na produção de vinhos espanhóis de qualidade. Edifícios modernistas de várias adegas foram projetados no início do século XX pelo arquiteto catalão Cesar Martinell, pupilo do grande mestre Antoni Gaudí. Um destes prédios é o famoso El Pinell de Brai, localizado perto da cidade de Gandesa.

O clima é uma combinação de mediterrâneo e continental, com verões duradouros e quentes e invernos muito frios, quando as temperaturas atingem -5ºC. O El Cierzo, um vento seco local, desempenha um papel vital na moderação das temperaturas durante a estação de crescimento e ainda ajuda a prevenir o surgimento de fungos nas videiras. Os solos são argilosos e de calcário litorâneo, com boa drenagem.