Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Salta

Salta, no extremo norte da Argentina, é o lar de alguns dos vinhedos localizados nos lugares mais extremos do mundo. Muitos encontram-se em latitudes mais baixas e altitudes mais elevadas do que em qualquer outro lugar do planeta. Curiosamente, esses dois fatores se equilibram mutuamente; as temperaturas frias comumente associadas à altitude são amenizadas pelas altas temperaturas encontradas nestas latitudes.

Esta combinação de altitude e latitude cria um clima inesperado e excelente para o desenvolvimento de uma viticultura de qualidade. As variedades de uva Torrontés e Malbec, presentes em toda a Argentina, são as melhores de Salta, produzindo vinhos brilhantes e intensamente aromatizados.

Como é o caso em Catamarca (ao sul) e Jujuy (a noroeste), os vinhedos de Salta são frequentemente localizados em meio a um terreno montanhoso - alguns chegando a altitudes de 3000 metros acima do nível do mar. Com latitudes tão baixas quanto 24° S, a sua proximidade com o Equador é semelhante a lugares como Egito, Moçambique, Alice Springs e Baja Califórnia.

A paisagem montanhosa de Salta cria uma sombra de chuva sobre os vinhedos, garantindo céus claros e baixos níveis de precipitação. As montanhas também fornecem irrigação, enviando uma bela quantidade de água de degelo para as partes mais baixas dos picos nevados. Este mesoclima oferece uma variação de temperatura diurna ampla, que permite que as uvas desenvolvam maturação fenólica, mantendo boa acidez. As temperaturas do verão em Salta chegam a 38ºC durante o dia, e 12ºC à noite.

Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Tannat são as variedades de vinhos tintos mais proeminentes em Salta, enquanto Chardonnay e Torronés são os vinhos brancos mais respeitados da região. A região tem um perfil similar de solo aluvial (terra arenosa sobre uma base de argila) de Mendoza, região vizinha a 800 quilômetros ao sul. Isso explica por que essas variedades se saem tão bem em ambas as regiões.

As principais áreas vitivinícolas de Salta são Cafayate e as vinhas de Molinos. Cafayate em particular está ganhando rapidamente uma reputação internacional pela alta qualidade dos vinhos produzidos lá, tanto quanto pelas peculiaridades de seu terroir.