Não há produtos em seu carrinho.

Salento

A região de Salento é uma das denominações mais famosas da Puglia, no sul da Itália. Esta DOC é uma península calcária responsável pela divisão do mar Adriático do mar Jônico. Na teoria, esta região italiana dá origem a vinhos IGT que podem ser tintos, brancos, rosés, espumantes, doces ou seco. Porém, na prática, a maior parte dos produtores aderem aos estilos já estabelecidos na área – os vinhos tintos secos, rústicos e poderosos.

Em termos administrativos, a região de Salento abrange, pelo menos, três províncias da Puglia meridional – Taranto, Lecce e Brindisi. Dessa maneira, a área vinícola que o título Salento IGT se estende é de 180 quilômetros de norte a sul, desde as praias brancas de Leuca até a fronteira com Basilicata.

A lista das uvas permitidas para a elaboração dos vinhos em Salento é enorme, onde encontram-se cerca de 50 variedades. Este é um sintoma do movimento que ocorreu no sul da Itália em direção a elaboração de vinhos varietais, como uma forma de atrair mais consumidores. Como é comum nestes vinhos IGT, as principais uvas são a Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay – que trilharam seu caminho na França ao longo dos anos.

Embora as uvas populares como a Sangiovese, Montepulciano e Pinot Grigio estão autorizadas a participar dos vinhos de Salento, são as variedades tradicionais da Puglia que detém maior influência, principalmente nas denominações de Primitivo di Manduria e Salice Salentino, onde as uvas mais utilizadas são a Primitivo, Negroamaro e Malvasia Nera.

O terroir da região de Salento é o clássico da Puglia, com temperaturas elevadas, clima quente e seco. Apenas próximo à costa existe um “descanso” do sol intenso do sul da Itália, área apelidada como Il Mezzogiorno. A paisagem de Salento é dominada por olivais em uma escala diferente do que qualquer outra encontrada na Itália – a Puglia é responsável pela elaboração de mais da metade dos azeites do país. Embora as vinhas sejam proliferas, seu número ainda é baixo quando comparado com o volume de oliveiras.

Nenhum resultado encontrado.