Não há produtos em seu carrinho.

Ribera del Duero

Ribera del Duero é uma região de vinhos fantásticos, que conquistou uma enorme e merecida reputação nas últimas décadas, pela altíssima qualidade de seus vinhos tintos que estão, sem dúvida, entre os melhores do mundo. São vinhos de conhecedores, com grande concentração e potência, intensos, muito elegantes, complexos e harmônicos.

Importante área vinícola localizada em Castilla y Leon, Ribera del Duero é conhecida, principalmente, por seus excelentes vinhos Tempranillo, famosos em todo o mundo. A região espanhola situa-se em uma altitude de 800 metros, dividida pelo rio Duero, como o próprio nome sugere.

Com localização privilegiada e próximo das cadeias de montanha Sierra de la Demanda e Sierra de Guadarrama, Ribera del Duero possui clima extremo, com verões secos e quentes e invernos rigorosos, com temperaturas que podem chegar até -18ºC.

Durante o amadurecimento das vinhas, as altas temperaturas diurnas combinadas às noites frias são responsáveis por criar uma condição que auxilia a ótima acumulação de aromas e demais compostos químicos nas uvas que resultam em vinhos complexos e com boa estrutura.

Atualmente, a região espanhola produz, majoritariamente, vinhos tintos, a partir da uva Tempranillo, conhecida também como Tinta del Pais e Tinto Fino. Tais exemplares apresentam coloração escura e excelente estrutura, além de taninos firmes e boa capacidade de envelhecimento.

Dominio de Atauta, localizado no extremo leste de Ribera del Duero, é uma das melhores vinícolas encontradas na região espanhola. Em parceria com o talentoso enólogo Bertrand Sourdais, Miguel Sanchez começou a talhar vinhos distintos e que rapidamente conquistaram a opinião da crítica especializada.

O raríssimo Llanos del Amendro 2005 recebeu o prêmio de “melhor vinho da Espanha” em 2008 do Guía Peñin, com 98 pontos. Além disso, o sofisticado vinho Dominio de Atauta é mais fresco que os demais produzidos em Ribera del Duero, com uma intensa profundidade de fruta.

Outro destaque de Ribera del Duero é O. Fournier, pertencente à família Ortega Gil-Fournier, dona das premiadas adegas chilena e argentina que recebem o mesmo nome da vinícola espanhola. O fantástico O. Fournier é a obra-prima de produção reduzida da bodega que, em 2004 recebeu nada menos do que 95 pontos da Wine Spectator, que elogiou a combinação alcançada entre “potência e toque sedoso” do vinho.