Não há produtos em seu carrinho.

Puglia

A Itália inteira produz muitos grandes vinhos e que estão cada vez melhores. A Puglia, no sul da Itália, é uma das regiões onde essa melhora vem acontecendo, ano após ano, com o surgimento de vinhos excelentes e de muito caráter.

Alguns dos vinhos tintos mais respeitados da Puglia vêm da sub-região DOC chamada Castel del Monte. São tintos feitos com a Uva di Troia, a Montepulciano e outras variedades: Sangiovese, Aglianico e Malbec. As uvas Primitivo (chamada de Zinfandel na Califórnia) e Negramaro reinam em Salento, de onde vêm também ótimos tintos, como o Salice Salentino.

Já na província de Foggia, as principais uvas são Bombino Bianco e Montepulciano, bem como a Uva di Troia ou Sumarello, Primitivo e Negroamaro. Proveniente da Manduria, localizada ao sul da Puglia, a uva Primitivo dá origem a vinhos com cor escura, acidez entre média e alta e corpo denso, além disso, os vinhos dessa variedade possuem boa longevidade.

Em relação a uva Negroamaro, sua utilização dá-se, principalmente, na elaboração de vinhos rústicos. Hoje em dia, a casta é trabalhada em blends com a uva Malvasia Nera, Primitivo, Sangiovese e Montepulciano, resultando em vinhos fortes e encorpados, ideais para acompanhar pratos elaborados com carnes.

Formada por uma extensão territorial de 400 km através do mar Adriático, a Puglia possui solos e climas que proporcionam condições ideais para o cultivo das uvas, bem como áreas planas que facilitam o plantio das vinhas. A área de vinhedos da região ocupa cerca de 190 mil hectares, tornando-se responsável pela produção de 17% dos vinhos italianos. Em termos de terroir, a Puglia tem uma gama formidável de recursos naturais que auxiliam no cultivo das uvas. Clima mediterrâneo, muito sol e ventos marítimos ocasionais são ideais para o crescimento dos vinhedos.

O sul da Itália, considerado o berço dos vinhos italianos, é formado pelas regiões da Puglia, Molise, Basilicata, Campagna e Calabria. Tais regiões destacam-se, principalmente, pela produção dos mais famosos e prestigiados vinhos da Itália, graças a grande produção dos seus vinhedos e elevada qualidade dos exemplares.

Mais da metade, ou seja, 52% dos vinhos produzidos na Puglia podem exibir o selo de DOC (Denominazione di Origene Controllata), o que demonstra a qualidade e o potencial da região para criar excelentes vinhos.