Não há produtos em seu carrinho.

Provence

Localizada no sul da França, entre Marselha e Nice, Provence é uma região vinícola famosa por produzir vinhos rosados e encorpados que harmonizam muito bem com os pratos elaborados na região, geralmente com bastante alho.

Essa região é responsável pela produção de alguns vinhos de grande classe e reconhecimento mundial como o Château Simone - nome de uma propriedade incrível que produz um tinto e um branco excelente, produzidos nos subúrbios da bela cidade de Aix-em-Provence. Outro grande vinho que podemos destacar é o tinto do Domaine de Trevallon, produzido ao lado da charmosíssima cidadezinha de Saint Remy. Já em Bandol existem vários vinhos de nível superior, como o Château Vannières, Château Pibernon e Château Pradeux, vinhos bastante encorpados, mas que mostram também muita classe e finesse.

Entre os vinhos mais populares de Provence estão os Coteaux d’Aix-en-Provence e o Côtes de Provence sendo os exemplares rosés, os mais consumidos.

Os vinhedos desta região ocupam hoje mais de 20 mil hectares e são responsáveis pela produção de, aproximadamente, 120 milhões de garrafas por ano. Dos 600 produtores que se encontram em Provence, mais de 400 produzem vinhos rotulados como Côtes de Provence, a maior denominação de origem da região.

As uvas mais utilizadas para a produção dos vinhos tintos em Provence são as castas Mourvèdre, Syrah e Grenache, esta última variedade é utilizada também na elaboração de vinhos rosés. Para a produção de vinhos brancos diversas uvas são usadas, com destaque para as castas Ugni Blanc, Sauvignon Blanc e a nativa Rolle.

A produção de vinhos rosados corresponde a cerca de ¾ do total produzido em toda Provence. Cerca de 90% dos vinhos são rosés, seguidos por 7% tintos e 3% brancos. Provence elabora 40% de todos os vinhos rosados da França, demonstrando a importância que a região vinícola representa no país.