Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Peloponeso

A região do Peloponeso, situada no extremo sul da Grécia, é coberta de montanhas, planaltos e vales, repletos de microclimas e terroirs extremamente adequados para que as uvas atinjam o ápice qualitativo. Castas nativas da Grécia, como as uvas Agiorgitiko, Moschofilero e Mavrodaphne, são plantadas em toda a região, dando origem a vinhos brancos frescos e minerais e vinhos tintos complexos e ricos.

A península é o ponto de encontro entre os mares Egeu, Mediterrâneo e Ioniano. O Peloponeso, que mede cerca de 21.500 km², abrange uma área menor do que o estado norte-americano de Nova Jersey. Várias cordilheiras atravessam essa região grega e é em uma dessas cadeias de montanhas que a maior parte da viticultura acontece.

Duas das mais prestigiadas denominações de origem encontram-se no Peloponeso – Martinia e Nemea. Estas DOC localizam-se no lado oriental do Peloponeso, em altitudes que atingem mais de 700 metros. Apesar da proximidade com o mar Egeu, o clima nesta região é talvez mais continental, com invernos mais frios do que outras regiões mais baixas da Grécia.

Durante a estação de crescimento das uvas, os dias são quentes e as noites são mais frias, onde este clima estende-se também por todo o período de maturação, proporcionando às uvas um extenso período de maturação e um ótimo equilíbrio entre acidez e sabor. As uvas Moschofilero e Agiorgitiko, caracterizadas pela sua acidez refrescante, se beneficiam com a variação de temperatura diurna do Peloponeso.

Assim como em grande parte da Grécia, a viticultura na região do Peloponeso remonta a milhares de anos. Existem evidências da produção de vinhos na área cerca de 4 mil anos atrás, além disso, a região era conhecida como “Ampeloessa”, ou seja, “chio de vinhas”.

A indústria moderna do vinho no Peloponeso ganhou força após o término da Segundo Guerra Mundial e, atualmente, a região é uma das mais produtivas de toda a Grécia. Lar de mais de 17 denominações regionais, encontra-se também no Peloponeso uma vasta gama de variedades de uvas internacionais, incluindo Chadonnay, Cabernet Sauvignon e Refesco.