Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Napa Valley

Napa Valley, na Califórnia, é uma das regiões vinícolas mais fáceis de se visitar e mais preparada para receber turistas. Conhecida principalmente por produzir alguns dos melhores vinhos Chardonnay e Cabernet Sauvignon em todo o mundo, também é famosa pelos seus vinhos Sauvignon Blanc leves e secos, pelos Pinot Noir chamados de sedutores e pelos maduros e aveludados vinhos Merlot e os picantes Zinfandel.

A região chamou a atenção do mundo do vinho no ano de 1976 em um evento de degustação às cegas realizado em Paris. Lá, os vinhos Chardonnay e Cabernet Sauvignon produzidos em Napa Valley foram confrontados com alguns dos melhores exemplares de Borgonha e Bordeaux, levando os americanos à vitória. A repercussão foi gigante visto que era a primeira vez que vinhos do Novo Mundo derrotavam exemplares do Velho Mundo.

Após a realização desse prestigiado evento, em 1981 Napa Valley foi reconhecido oficialmente no sistema americano de regulamentação e o número de vinícolas cresceu rapidamente, bem como a qualidade dos vinhos. Apesar disso, a vinicultura na região americana não é novidade: a primeira vinícola comercial foi fundada em 1861, no Vale do Rio Napa, Califórnia.

A fama da região é de proporções mundiais, ainda que seu território seja bastante restrito, com apenas 1/8 da área cultivada em Bordeaux, por exemplo. Além disso, 95% das vinícolas instaladas em Napa Valley são familiares.

Formado por 16 sub-regiões, Napa Valley possui uma ampla diversidade de solos, climas e topografias. Em um estudo realizado entre 2001 e 2003, chamado de “The Science Behind the Napa Valley” (A ciência por trás de Napa Valley), foi confirmada a importância e o efeito dos terroirs sobre os vinhos produzidos na região americana – trata-se de exemplares únicos e marcantes.

De Napa Valley saem alguns dos melhores vinhos do Novo Mundo, especialmente, os elaborados com a uva Cabernet Sauvignon. As castas mais populares cultivadas na região americana são Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Sauvignon Blanc.

A vinicultura de Napa Valley é conhecida por ser sustentável, isto é, ao decorrer dos anos produtores regionais resolveram criar alguns programas como o Napa Green Land e o Napa Green Winery, por exemplo, onde mais de 80 vinícolas já utilizam apenas energia solar.