Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Minho

O Minho é uma região produtora de vinhos brancos muito típicos, únicos em seu estilo. Leves, frutados e refrescantes, de ótima acidez, que alcançam um toque de classe quando elaborados por um produtor talentoso.

Região vinícola mais setentrional de Portugal, o Minho é conhecido, especialmente, pela produção dos tradicionais Vinhos Verde. A proximidade do Minho com o oceano Atlântico é a razão pela qual seus solos são tão prolíferos para a agricultura, em especial, a vinicultura.

As chuvas são carregadas pelos ventos provenientes do oceano, permitindo que as vinhas cultivadas no Minho apresentem maiores rendimentos do que as vinhas cultivadas em regiões portuguesas mais secas, como em Transmontano, por exemplo.

Além do DOC Vinho Verde, a região dá origem a vinhos rotulados sob o título IGP, cujas leis são mais flexíveis e permitem que os produtores ampliem seus portfólios. Antigamente, a IGP Minho era conhecida como Rios do Minho, no entanto, a partir de 2008 tal categoria foi modificada para IGP, utilizada nos dias de hoje.

A região do Minho possui este nome devido ao rio Minho, um importante afluente local que nasce nas colinas da vizinha Galiza, fazendo fronteira entre a Espanha e Portugal. Não apenas servindo como uma fonte vital para a região, o rio Minho proporciona condições ideais para que as uvas atinjam o ápice qualitativo, adicionando caráter único e marcante aos vinhos.

Enquanto no extremo norte encontra-se o rio Minho, a parte sul é banhada pelo tradicional rio Douro, que ocupa uma posição estratégica no mapa dos bons vinhos portugueses, ou seja, o rio Douro é responsável por ligar Portugal e Espanha e a cidade do Porto com os vinhedos do Vale do Douro.

produtor Palácio da Brejoeira é, talvez, o nome mais famoso do Vinho Verde, produzindo excelentes vinhos a partir da uva Alvarinho. Considerado um dos ícones do vinho português, o Vinho Verde elaborado com essa variedade é aromático, fresco e com ótima presença no palato, surpreendendo quem apenas provou os exemplos mais comerciais de Vinho Verde.