Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Mallorca

Mallorca é, nos dias de hoje, mais conhecida como um centro turístico, mas que possui uma longa história no mundo vinícola. Situada no mar Mediterrâneo, o nome da região significa “o maior”, de acordo com o dialeto catalão local, e a ilha realmente é a maior de todo o grupo Las Islas Baleares.

A evidência que a vinificação já ocorria na ilha desde o século VI e VII surgiu após uma série de descobertas arqueológicas de recipientes de barros encontrados em navios utilizados durante a comercialização de vinho da época. No entanto, acredita-se que foram os romanos que trouxeram essa arte para Mallorca em 123 a.C. Algum tempo depois, Plínio - o velho, declarou que os vinhos da ilham eram comparáveis aos melhores vinhos italianos.

A vinificação e o consumo da bebida continuaram sob a regra mourisca, apesar de o Alcorão proibir a ingestão de álcool. Após Chirstian Reconquista, a viticultura da região de Mallorca recebeu um grande impulso real e cresceu notavelmente durante os séculos XIV e XVIII, tornando-se uma importante fonte de renda da ilha.

A serra de Tramunta é responsável por bloquear os ventos provenientes do norte e oeste que chegam na região. Além disso, o clima de Mallorca é tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e invernos suaves, e graças a sua localização no meio do mar, a umidade é bastante alta, assim como a incidência de fortes chuvas, sendo necessário alguns cuidados especiais nas vinhas.

Chardonnay, Moscatel, Malvasia, Viognier, Sauvignon Blanc, Macabeo, Riesling e Parellada são algumas das uvas brancas cultivadas e permitidas pela lei na composição dos vinhos em Mallorca. Estas variedades podem ser utilizadas na produção de vinhos brancos frescos, secos e com sabores florais e frutados.

Entre as uvas tintas encontram-se a Callet, Merlot, Syrah, Caberrnet Sauvignon, Pinot Noir e Tempranillo, dando origem a excelentes vinhos rosés e tintos. Os exemplares rosés são tipicamente simples, brilhantes e frutados, enquanto os vinhos tintos são ricos, com alto teor alcoólico e repleto de sabores frutados.