Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Loire

O Vale do Loire produz vinhos brancos de muito charme, combinações perfeitas para peixes e frutos do mar. Para muitos, a uva Sauvignon Blanc atinge o seu auge nas denominações de Pouilly-Fumé e Sancerre. O Vouvray, o Savennières e o Muscadet também são saborosos e de um frescor irresistível. Os vinhos tintos, como o Chinon, normalmente são elaborados com a uva Cabernet Franc e são cheios de fruta.

A tradição conta que as primeiras vinhas plantadas em Loire vieram junto com os romanos há mais de 2.000 anos e que, posteriormente, os monges da região se tornaram responsáveis pela cura e mapeamento dos vinhedos para o cultivo das uvas. A região do Vale do Loire é conhecida por produzir diferentes estilos de vinho sem perder a qualidade e a classe dos exemplares.

Dona de alguns dos melhores e mais longevos vinhos brancos do mundo, a região francesa é também a segunda mais importante na produção de espumantes, ficando atrás apenas de Champagne. Seu nome deriva do rio mais extenso da França – o rio Loire –, responsável também por facilitar o comércio dos vinhos produzidos para fora do país, bem como tornar mais simples o acesso às rotas internacionais.

O rio exerce ainda um papel importante sobre o clima da região. Com capacidade de armazenar o calor, as águas do Loire ajudam a elevar a temperatura dos vinhedos próximos durante os invernos rigorosos, podendo variar em até 5ºC sem influenciar no amadurecimento das uvas. Além disso, nas áreas perto do rio são formados inúmeros microclimas que garantem a diversidade das castas.

Loire é dividido em três sub-regiões vinícolas: Baixo Loire, influenciado pelo oceano Atlântico e com clima marítimo; Loire Central, com um clima de transição entre o marítimo e o continental; e por fim, Alto Loire, apresentando clima continental.

Apesar destas sub-regiões estarem sob a classificação AOC – cerca de 65% da produção –, é possível encontrar também as denominações “Vins Sans IG” e “vinhos IGP” que contam com menos regulamentações, sem perder, no entanto, a tipicidade da região do Loire.

Nesta região francesa os vinhos brancos são os maiores protagonistas. O Vale do Loire é responsável por produzir a maior parte de vinhos brancos de toda a França, além das suas baixas temperaturas garantirem aromas delicados, baixo teor alcoólico e refrescante acidez aos exemplares.