Não há produtos em seu carrinho.

Lazio

Lazio é uma região da Itália central que tem Roma como capital. Como muitas regiões vinícolas italianas, possui grande tradição e histórias milenares em relação ao vinho. Seus primeiros habitantes foram os etruscos, mas seu nome original: Latium, faz referência aos “latini”, o povo que deu origem aos romanos e cujo idioma, o latim se tornou a língua oficial do Império. 

Os romanos trouxeram avanços, melhoraram o comércio e a agricultura da região, mas depois do colapso e queda do Império Romano, a maior parte da produção de vinhos foi abandonada. Só na década de 1870, quando Roma se tornou a capital da Itália, fez esta região vinícola florescer novamente.  

Seu solo vulcânico oferece condições excelentes para a viticultura, graças a sua característica porosa, fértil e com boa drenagem. Os nutrientes são fornecidos para as vinhas provenientes da lava e de tufos calcários, ricos em potássio. Particularmente adequado para uvas brancas, este tipo de solo garante frutos com bastante equilíbrio e boa acidez. A proximidade do mar Tirreno, que fica a oeste, também influencia no terroir de forma importante. A brisa fresca regula as temperaturas mais quentes e secas do litoral, enquanto a área mais montanhosa desenvolve diversos microclimas, além de estar protegida dos frios ventos do nordeste, pelos Apeninos.

O Lázio construiu uma reputação baseada, principalmente, em seus vinhos brancos mais conhecidos, como o Frascati, o Trebbiano e o Malvasia di Candia que, a princípio, eram vinhos mais pesados e redondos, feitos para consumo imediato. Hoje, os estilos são mais leves, secos e exuberantes, graças a métodos de vinificação modernos. No entando, não perderam a características de serem vinhos projetados para o consumo ainda jovens.

Como grande parte dos vinhos italianos, os vinhos do Lazio, são perfeitos para acompanhar comida, principalmente as receitas da culinária local, “amaciando” pratos intensos e gordurosos como a Porchetta (leitão desossado, enrolado e assado com ervas) e o Abbacchio ala Romana (cordeiro assado com alice, alecrim e sálvia). Os tintos da região vêm crescendo e, cada vez mais, ganhando espaço no mundo dos vinhos, principalmente os Sangiovese, Cesanese, Montepulciano, Merlot e Nero Buono di Coro.  

Nenhum resultado encontrado.