Não há produtos em seu carrinho.

Languedoc-Roussillon

A região de Languedoc Roussillon está no sul da França e produz alguns dos melhores vinhos do mundo. Com um acentuado toque mediterrâneo e vinhedos que existem desde o ano 125 a.C., a vinicultura está presente em Languedoc Roussillon há mais de 2.000 anos.

Responsável por ¼ de toda a produção de vinhos franceses, a região é conhecida e celebrada por críticos especializados, como a inglesa Jancis Robinson, como uma das melhores relações entre qualidade e preço de toda a França.

Quando feitos pelas mãos dos melhores produtores, seus Vin de Pays d’Oc e vinhos AOC (Apelação de Origem Controlada) são complexos, encorpados e cheios de fruta e sabor, com um delicioso acento regional.

Com clima mediterrâneo, verões extremamente quentes e chuvas escassas, Languedoc Roussillon é a região com maior incidência solar de toda a França: cerca de 325 dias de sol por ano. Além disso, os ventos quentes aceleram o período de maturação das uvas, adicionando características únicas e marcantes aos vinhos.

Nos vinhedos da região, as uvas tintas mais cultivadas são Grenache, Mourvèdre, Syrah, Merlot, Cinsault, Carignan e Cabernet Sauvignon. Já, entre as castas brancas encontram-se as uvas Picpoul, Muscat, Maccabéo, Clairette, Rollet, Bouboulenc, Sauvignon Blanc, Viognier, Marsanne e Chardonnay.

A diversidade de vinhos elaborados em Languedoc Roussillon é imensa: encontram-se vinhos tintos desde os mais encorpados até os mais frutados, bem como maravilhosos vinhos brancos nítidos ou complexos, variando entre os exemplares leves, secos, doces ou oxidados. Os vinhos de sobremesa produzidos na região são considerados alguns dos melhores do país, além disso, os espumantes e rosés são extremamente intensos e perfumados, verdadeiros tesouros de Languedoc.

St. Chinian, situada ao centro de Languedoc Roussillon, é responsável pela elaboração de vinhos mais leves a base das uvas Grenache, Cinsault e Carignan. Nas colinas, situa-se Faugéres, produtora de maravilhosos vinhos tintos aromáticos; já em Picpoul de Pinet os vinhos brancos são os protagonistas, elaborados principalmente com a uva Picpoul.

A área conhecida pela produção de vinhos tintos leves e frutados é Corbières, que utiliza, em especial, as uvas Carignan, Syrah e Grenache. Por fim, as regiões de Limoux e Blanquette de Limoux são conhecidas pela elaboração de fantásticos vinhos espumantes, produzidos no mesmo estilo do Champagne.