Não há produtos em seu carrinho.

Friuli

A região do Friuli fica no nordeste da Itália, na fronteira com a Áustria ao norte e com a Eslovênia ao leste. Durante anos, foi controlada pela Áustria e pode-se notar isso ao visitar a região, que sempre foi rica por causa do seu solo e posição geográfica estratégica. Até hoje, a influência dos povos germânicos e eslavos se faz presente na cultura e dia a dia dos friulianos. 

Uma das mais antigas áreas vinícolas da Itália, com mais de 3 mil anos de história, Friuli é a resposta italiana ao Vale do Loire. Seus vinhos brancos são excelentes, muito refrescantes, aromáticos e saborosos. Entre as diversas castas estão Chardonnay, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc e as nativas Ribolla Gialla e Tocai Friuliano. Os tintos mais saborosos são feitos com Merlots, Cabernets e a autóctone Refosco.

O clima nessa região da Itália é marcado pela variação de temperatura bem definida, ou seja, os dias são quentes e as noites frias. Característica que aumenta a qualidade das uvas, possibilitando um amadurecimento mais lento e longo das castas, equilibrando a acidez e o açúcar dos bagos.

O cultivo das uvas nativas garante o prestígio da região dentro e fora da Itália. Entre as brancas, encontram-se com maior facilidade as uvas Malvasia, Refosco, Verduzzo e Friulano (família da Sauvignon Blanc), sendo esta última, a mais cultivada em Friuli nos últimos 10 anos. Já nas variedades tintas, a protagonista é a uva Schioppettino, uma casta suculenta e escura.

A maior parte dos vinhedos de Friuli localizam-se nas sub-regiões de Coli Orientali del Friuli, Collio Goriziano, Carso e Isonzo, e é em Carso que os vinhos mais elegantes e caros de Friuli são produzidos. A elaboração de vinhos na região italiana é controlada rigorosamente por 11 DOC (Denominação de Origem Controlada), que abrangem 62% da produção vinícola total. Além disso, 3 áreas são DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e 3 áreas são IGT (Indicação Geográfica Típica).

Friuli é a parte mais germânica de um território formado também pela Venezia Giulia, região mais eslava. Estas são duas regiões com característica culturais muito distintas que, juntas, formam a Friuli-Venezia Giulia.