Não há produtos em seu carrinho.

Vinho Cognac

Cognac, a mais famosa aguardente vínica ao redor do mundo, é também a região onde o exemplar é produzido. Trata-se de uma área situada no oeste da França, mais especificamente, ao norte de Bordeaux.

As videiras cultivadas para a elaboração do Cognac cobrem milhares de hectares, onde os melhores são cultivados em torno da cidade de Cognac, nos subdistritos de Grande Champagne e Petite Champagne. As castas utilizadas na produção dessas aguardentes são escolhidas cuidadosamente, entre variedades com elevados níveis de acidez e baixo teor de açúcar, adicionando um baixo teor alcoólico aos exemplares.

Quando elaborados com uvas com poucos níveis de açúcar, os exemplares podem ser destilados por mais tempo antes de chegar ao teor alcoólico pretendido de 72%, isto é, quanto mais destilados, mais puros e melhores são os Cognac.

A excelente resistência das uvas é outro requisito para as variedades de Cognac. O clima com baixas temperaturas e altos índices pluviométricos contribui para um alto risco de podridão nas vinhas, onde apenas bons produtores conseguem atingir o ápice qualitativo das cepas.

A uva Ugni Blanc, ou Trebbiano, uma das principais na elaboração dos vinhos Cognac, é uma variedade bastante resistente a doenças, rica em acidez e baixo teor de açúcar – satisfazendo todos os requisitos importantes na produção de bons exemplares. Cerca de 95% dos vinhos base do Cognac são elaborados a partir da Ugni Blanc, enquanto os 5% restantes são compostos pelas castas Colombard e Folle Blanche.

O barril de carvalho também é outra parte importante na elaboração de bons Cognac. Embora tais exemplares se desenvolvam, principalmente, na garrafa, o tempo necessário para a maturação em carvalho adiciona aos vinhos maior complexidade e suavidade, além da coloração âmbar característica dos Cognac.

O produtor Léopold Goumel é referência entre os vinhos Cognac, considerado um dos melhores produtores da França. Um dos principais exemplares da casa é o Cognac XO Age Du Fruit *Em Carafe*. Trata-se de um vinho engarrafado em um luxuoso frasco de cristal, com 10 anos de maturação. É um Cognac gastronômico e um dos preferidos entre enófilos, com notas de amêndoas e amargo-doce no final.